Agendamentos/contato - (51) 3024.4665 | (51) 99644.0228 | Porto Alegre contato@marcelaferrao.com.br

Menu

A crença de que você é viciado em comida pode influenciar o seu comportamento alimentar?

Postado por em Comportamento alimentar no dia maio 27, 2016


Pesquisadores da University of Liverpool publicaram um artigo científico intitulado ‘Believing in Food Addiction: Helpful or Counter-Productive for Eating Behaviour?‘ no Obesity Journal que aborda como as crenças em relação ao vício de comida podem afetar o comportamento alimentar.  A obesidade é frequentemente atribuída a essa dependência por comida e muitas pessoas acreditam que elas próprias são “viciadas em comida”. Contudo, até agora, nenhum estudo tinha olhado para se o fato das pessoas acreditarem que eram viciadas em comida influenciava o quanto consomem. Helen Ruddock e colegas da University’s Institute of Psychology, Health and Society examinaram o impacto de mudar essas crenças no comportamento alimentar dessas pessoas.

Em dois estudos distintos, mulheres completaram uma série de atividades no computador sobre comida. Ao completarem a atividade, elas receberam um feedback falso sobre o seu desempenho que, indicaram que teriam apresentado níveis alto, baixo ou na média de vicio para determinados tipos de alimentos. A ingestão de alimentos não-saudáveis (chocolate e batatas fritas) foi então mensurada em um teste de paladar. O estudo constatou que os participantes que tinham marcado alto vício por comida consumiram menos calorias do que aquelas que tinham recebido os escores de baixo ou na média.

Além disso, participantes que tinham recebido alto escore para dependência em comida reportaram maior preocupação em relação ao seu comportamento alimentar. Isto, por sua vez, reduziu a quantidade de tempo que elas passaram provando as comidas durante o teste de paladar.

Helen Ruddock disse: “nossa pesquisa constatou que as participantes que acreditaram ser ‘viciadas em comida’ reduziram a quantidade de tempo de exposição a comidas não-saudáveis e comeram menos como resultado. Isto parece ser porque a percepção de ser uma viciada em comida fez com que elas se preocupassem a respeito do seu comportamento alimentar.

Esse estudo é o primeiro a revelar que as crenças pessoais sobre vício por comida podem influenciar o quanto nós comemos. Porém, é necessário que haja outro trabalho com uma amostra e período maior de análise.

Fonte: Ruddock HK, Christiansen P, Jones A, Robinson E, Field M, Hardman CA. Believing in Food Addiction: Helpful or Counterproductive for Eating Behavior? Obesity. 2016.

Link: http://bit.ly/20LqsuR


Related Posts

Porto Alegre

Rua Soledade, 569 - Torre A - Sala 1005
Mãe de Deus Center - Porto Alegre/RS
contato@marcelaferrao.com.br
Agendamentos/contato - (51) 3024.4665 | (51) 99644.0228

Pré-agende a sua consulta, determinando dia e horário de sua preferência. Deixe seu telefone que entraremos em contato para confirmar o seu agendamento. Estacionamento rotativo no prédio.