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A influência no horário de verão no metabolismo

Postado por em Metabolismo no dia outubro 22, 2015


 O horário de verão chegou e sua influência causa mudanças em nosso organismo. Os ritmos do nosso organismo estão sincronizados com o sono e a temperatura do ambiente, o chamado relógio biológico. A mudança de horário pode gerar a chamada desordem temporal interna, causando sintomas como sono e excesso, ou dificuldades para dormir, alterações de humor e também de hábitos alimentares, e que podem durar desde poucos dias até semanas.

 O horário de verão chegou e sua influência causa mudanças em nosso organismo. Os ritmos do nosso organismo estão sincronizados com o sono e a temperatura do ambiente, o chamado relógio biológico. A mudança de horário pode gerar a chamada desordem temporal interna, causando sintomas como sono e excesso, ou dificuldades para dormir, alterações de humor e também de hábitos alimentares, e que podem durar desde poucos dias até semanas.

Quem costuma acordar assim que o sol está nascendo, provavelmente, vai levantar com o dia escuro e isso a secreção de melatonina, um hormônio que é acionado pela falta de luz e altera o metabolismo. A dica para passar pela mudança de horário é tentar dormir mais cedo pelo menos na primeira semana.

A endocrinologista Dra. Marcela Ferrão lembra que ter uma alimentação mais leve ou fazer exercícios físicos com certeza ajudam, mas ainda assim o corpo sofre com as alterações. Não há uma formula mágica”, diz a médica. O jeito mesmo é esperar o corpo se adaptar, sem perder o pique.

A alimentação pode ser uma grande aliada nesse período de adaptação. Acompanhe algumas dicas:

  • Devemos evitar o consumo de alimentos estimulantes como café e chá preto;
  • Evite o consumo de bebidas alcoólicas e cigarro, principalmente à noite;
  • Não consumir alimentos gordurosos no jantar o que prejudica a qualidade do nosso sono;
  • Evitar dormir sem comer;
  • Aumentar a ingestão de líquidos, eles auxiliam na adaptação e hidratação do nosso organismo;
  • Consumir alimentos leves como verduras, frutas e legumes;
  • Comer de três em três horas;
  • Manter os horários das refeições fixos, não alterar as refeições devido ao horário de verão se está acostumado a almoçar 12h30, almoce 12h30.

Lembre-se que uma noite mal dormida não causa somente cansaço, pode prejudicar várias áreas do nosso organismo como o sistema cardiovascular, o sistema metabólico e pode até comprometer na hora de perder aqueles quilinhos a mais.


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