AGENDE UMA CONSULTA
(51) 3024.4665

Novas pesquisas nos Estados Unidos sugerem que um terço dos casos de câncer de esôfago – cerca de 5.600 por ano – poderiam ser evitados se as pessoas mantiveram um peso saudável e não consumissem álcool. No relatório, especialistas do World Cancer Research Fund e American Institute for Cancer Research revisaram 46 estudos envolvendo mais de 15 milhões de adultos, incluindo os 31 mil que desenvolveram câncer de esôfago.

A investigação mostrou que, para cada aumento de 5 pontos no índice de massa corporal (IMC), existe um risco aumentado de 48% do adenocarcinoma de esôfago. Cerca de 60% dos casos de câncer de esôfago nos Estados Unidos são adenocarcinomas. Os pesquisadores também descobriram que o risco de câncer de esôfago aumenta 25% a cada 10 gramas de álcool consumido por dia – o equivalente a um copo de cerveja ou vinho – o que significa que o estilo de vida desempenha um papel importante no risco de câncer.

Referência:

American Institute for Cancer Research. New report links obesity, alcohol to esophageal cancers. Accessed July 29, 2016.