Agendamentos/contato - (51) 3024.4665 | (51) 99644.0228 | Porto Alegre contato@marcelaferrao.com.br

Menu

A obesidade dos pais afeta o desenvolvimento dos filhos

Postado por em Obesidade no dia janeiro 11, 2017


De acordo com pesquisa recente publicada na Revista ‘Pediatrics’, as crianças com pais obesos apresentam um maior risco de desenvolverem atrasos no seu desenvolvimento. O autor do primeiro estudo e pesquisador do Instituto Nacional de Saúde da Criança e Desenvolvimento Humano Eunice Kennedy Shiver, nos Estados Unidos, verificaram que as crianças de mães obesas eram mais propensas a falharem em testes de motricidade fina. E, no caso de ambos os pais apresentarem obesidade, as crianças mais facilmente falhavam em testes de avaliação da capacidade de resolução de problemas.

Nesse estudo, o Dr. Yeung e sua equipe analisaram os dados do estudo ‘Upstate KIDS’, que avaliou se os tratamentos de fertilidade poderiam afetar o desenvolvimento infantil do nascimento até os três anos de idade. Um total de mais de cinco mil mulheres cerca de quatro meses após o parto foram avaliadas, no período de 2008 a 2010.

De forma a avaliar o desenvolvimento das crianças, os pais preencheram o questionário “Idades e Fases”, após realizarem várias atividades com os filhos. Este questionário serve para identificar potenciais problemas, permitindo que as crianças sejam encaminhadas para testes adicionais. As crianças foram avaliadas aos quatro meses de idade e mais seis vezes até aos três anos de idade. No início do estudo, as mães forneceram informações sobre o peso antes e após a gravidez, bem como o peso dos seus companheiros.

Para avaliar o desenvolvimento das crianças, os pais responderam um questionário de ‘Idades e Fases’, depois de realizarem uma série de atividades com seus filhos. O questionário serviu para identificar potenciais problemas, permitindo que as crianças sejam encaminhadas para testes adicionais. Elas foram avaliadas aos quatro meses de idade e mais seis vezes até os três anos de idade. No questionário dirigido às mães informaram sobre o estado de saúde, estilo de vida, bem como a altura e peso dos pais antes e depois da gravidez.

Em comparação com crianças de peso normal ou com baixo peso, as crianças de mães obesas apresentaram cerca de 70% mais probabilidade de falhar no domínio das habilidades motoras. Da mesma forma, crianças de pais obesos foram 75% mais propensos a falharem nos testes de avaliação das competências sociais e as crianças com ambos os pais obesos eram cerca de três vezes mais propensas a errarem em testes de avaliação de resolução de problemas.

Apesar de ainda não se saber ao certo por que motivo a obesidade parental aumenta o risco das crianças terem atrasos no desenvolvimento, alguns estudos realizados em animais têm sugerido que a obesidade durante a gravidez pode promover a inflamação e afetar consequentemente o cérebro do feto. Por outro lado, alguns estudos têm indicado que a obesidade pode afetar a expressão de genes nos espermatozoides.

No caso de a associação entre a obesidade e o atraso no desenvolvimento ser confirmada, na opinião dos investigadores, o peso parental poderá ter que passar a ser considerado em conta quando do rastreio a crianças para eventuais problemas de desenvolvimento.

References

  1. Yeung EH, Sundaram R, Ghassabian A, Xie Y, Louis GB. Parental obesity and early childhood development [published online January 2, 2017]. Pediatrics. doi:10.1542/peds.2016-1459.
  2. Parental obesity linked to delays in child development, NIH study suggests [news release]. Bethesda, MD: National Institutes of Health; January 3, 2017. www.nih.gov/news-events/news-releases/parental-obesity-linked-delays-child-development-nih-study-suggests. Accessed January 4, 2017.

 


Related Posts

Porto Alegre

Rua Soledade, 569 - Torre A - Sala 1005
Mãe de Deus Center - Porto Alegre/RS
contato@marcelaferrao.com.br
Agendamentos/contato - (51) 3024.4665 | (51) 99644.0228

Pré-agende a sua consulta, determinando dia e horário de sua preferência. Deixe seu telefone que entraremos em contato para confirmar o seu agendamento. Estacionamento rotativo no prédio.