Agendamentos/contato - (51) 3024.4665 | (51) 99644.0228 | Porto Alegre contato@marcelaferrao.com.br

Menu

Alimentos industrializados podem elevar o risco de depressão

Postado por em dietas no dia janeiro 29, 2015


 

Estudo desenvolvido pela University College London revela a relação entre alimentos industrializados e depressão. A pesquisa publicada no British Journal of Psychiatry indica que uma dieta repleta de alimentos industrializados pode elevar o risco de depressão. Foram analisadas as dietas de 3,5 mil funcionários públicos britânicos, divididos em dois grupos. No primeiro deles ficaram os que consumiam alimentos integrais, frutas, legumes e peixe. No segundo grupo, os que comiam, principalmente, alimentos industrializados, como sobremesas açucaradas, produtos fritos, carnes industrializadas, cereais refinados e laticínios ricos em gordura.

Após se levar em conta fatores como sexo, idade, educação, atividade física, doenças crônicas e o hábito de fumar, os especialistas identificaram uma diferença significativa em riscos futuros de ocorrência de depressão nos grupos. As pessoas que comiam mais alimentos integrais apresentaram 26% menos riscos de desenvolverem a doença, enquanto o grupo que comia produtos industrializados apresentou um aumento de 58% desse risco.

Dieta mediterrânea

Embora os pesquisadores não descartem totalmente a possibilidade de que pessoas com depressão possam consumir uma dieta menos saudável, eles acreditam que é pouco provável que seja a razão para os resultados, porque não houve associação com dieta e diagnóstico prévio de depressão.

O autor do estudo Dr. Archana Singh-Manoux disse que há uma chance de que a descoberta tenha a possiilidade de ser explicada por um fator de estilo de vida que não tenham contabilizado. “Existe um trabalho demostrando que a dieta mediterrânea está associada ao menor risco de depressão, mas o problema é que, se você vive na Grã-Bretanha a probabilidade de você comer uma dieta mediterrânea não é muito elevado. Dessa forma esse estudo quis olhar de uma forma diferente para a ligação entre dieta e saúde mental.

Para a endocrinologista Dra Marcela Ferrão, ainda não está claro por que alguns alimentos podem proteger contra ou aumentar o risco de depressão, mas os cientistas acreditam que pode haver uma ligação com a inflamação, com condições como doenças cardíacas.  “A saúde física e mental estão intimamente relacionadas, mas é preciso que haja mais pesquisas que possam ajudar a entender esses mecanismos”, conclui.

Fonte: University College London, 2014.

Link: http://news.bbc.co.uk/2/hi/health/8334353.stm


Related Posts

Porto Alegre

Rua Soledade, 569 - Torre A - Sala 1005
Mãe de Deus Center - Porto Alegre/RS
contato@marcelaferrao.com.br
Agendamentos/contato - (51) 3024.4665 | (51) 99644.0228

Pré-agende a sua consulta, determinando dia e horário de sua preferência. Deixe seu telefone que entraremos em contato para confirmar o seu agendamento. Estacionamento rotativo no prédio.