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A fase da menopausa é bem complexa para a maioria das mulheres. Os fogachos, mais conhecidos como calorões, são apenas um dos sintomas que acometem as mulheres na menopausa. Outros sintomas que podem surgir são redução da libido, depressão, alterações de humor, problemas com sono entre outros.

Estas características ocorrem em função do processo pelo qual o organismo está passando. No corpo das mulheres, todos os óvulos que serão produzidos ao longo da vida estão em células germinativas ou folículos dos ovários, presentes desde o nascimento. Na medida em que a mulher inicia o período menstrual com a menarca e encerra a menstruação, essa reserva é utilizada e não há possibilidade de formar novos folículos para reposição.

Ao fim dos folículos, os ovários entram em falência e as concentrações de hormônios femininos, estrogênio e progesterona, entram em queda. Esse quadro causa mudanças nos níveis hormonais das mulheres acarretando diferentes sintomas. Por isso, é muito importante procurar um médico para enfrentar esta fase da melhor forma possível. Consulte seu ginecologista e também um endocrinologista para receber um diagnóstico eficaz e ideal para você.

 

Além de manter uma rotina saudável e praticar atividades físicas de maneira regular, os alimentos também são bons aliados para amenizar os sintomas da menopausa. A prevenção e uma dieta equilibrada são muito bem-vindas em qualquer idade, principalmente, para quem está nesse período da vida. Confira algumas dicas:

 

Alimentos para aliviar os sintomas da Menopausa

Inclua em sua dieta alimentos como aveia, pão, massa e cereais integrais. Frutas como banana e abacate também são ótimas opções. Invista em verduras de folhas verdes, castanha-do-pará, chocolate amargo, inhame, lentilha, manjericão, óleo de nozes e de sementes. Esses alimentos são ótimos para amenizar sintomas de irritabilidade, depressão e ansiedade, pois possuem propriedades como cálcio, fibra e ômega 3.

 

Já para aliviar as ondas de calor invista em alimentos ricos em ômega-3, fibras e lignana, que também ajudam a manter a saúde do intestino e auxiliam no combate de doenças cardíacas. Todos esses benefícios são encontrados nos seguintes alimentos: arroz integral, brócolis, couve-flor, pão de soja, repolho, sementes de gergelim e girassol. A linhaça também é ótima e você pode consumir adicionando uma ou duas colheres de sopa da semente em saladas, iogurte e cereal.

 

Com a chegada da menopausa, é importante redobrar a atenção em relação ao cálcio, já que a incidência de osteoporose nesse período é maior. Além disso, a vitamina D e o magnésio são nutrientes capazes de ajudar no equilíbrio hormonal. Neste sentido, aposte em receitas com amêndoas, folhas de mostarda, leite e derivados, soja, salmão, tofu, laranja, nozes, óleo de linhaça e girassol.

Lembre-se sempre de que é importante consultar um especialista e verificar qual a melhor maneira de passar por essa fase para o seu organismo.

 

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