Agendamentos/contato - (51) 3024.4665 | (51) 99644.0228 | Porto Alegre contato@marcelaferrao.com.br

Menu

Alterações no consumo de gordura e carboidratos na dieta altera o processo metabólico

Postado por em Processo metabólico no dia abril 29, 2015


O denominado relógio circadiano, que tem o período de aproximadamente 24 horas, coordena inúmeros processos metabólicos no organismo, como por   exemplo, a digestão, o estado de vigília, o sono, a renovação das células e o controle da temperatura do corpo, entre outros fatores. No entanto, no ser humano, ainda, não se sabe se os padrões alimentares influenciam os ritmos circadianos.

Uma pesquisa recente foi desenvolvida pelo Departamento de Nutrição Clínica do Instituto Alemão Postdam-Rehbruecke e investigou os efeitos de uma dieta de altos teores de carboidratos e baixos níveis de gordura em relação a uma alimentação com baixos níveis de carboidrato e maior teor de gordura. Os pesquisadores salientam que a gordura retarda o processo de digestão, diminuindo o índice glicêmico. No entanto, a melhor combinação seria uma dieta com menor concentração de carboidratos e maior teor proteico, ressalta Dra. Marcela Ferrão. “Isso devido ao gasto energético no metabolismo proteico e maior poder sacietógeno”. O estudo foi desenvolvido com 29 indivíduos saudáveis e não obesos, onde foi verificado os índices de concentração do cortisol encontrados na saliva e que reflete com segurança nos níveis sanguíneos.

Os especialistas entendem que a dieta de baixo índice glicêmico retarda e reduz o pico do cortisol no sangue e pode originar sintomas como perda de massa muscular e aumento de peso, o que também reduz a resistência à insulina. Os resultados destacam o efeito sobre a proteção genética e a melhora do sistema imunológico.

De acordo com a endocrinologista Dra. Marcela Ferrão, se for necessária a ingestão de gorduras, que sejam as “gorduras boas”, poliinsaturadas e monoinsaturadas, porém com moderação. A médica ressalta que 1 grama de proteína apresenta 4kcal, enquanto que 1 grama de gordura tem 9kcal, ou seja, mais do que o dobro.

Fonte: Changes of dietary fat and carbohydrate content alter central and peripheral clock in humans.

Pivovarova O1Jürchott KRudovich NHornemann SLu YMöckel SMurahovschi VKessler KSeltmann ACMaser-Gluth CMazuch JKruse MBusjahn A,Kramer APfeiffer AF.

J Clin Endocrinol Metab. 2015 Mar


Related Posts

Porto Alegre

Rua Soledade, 569 - Torre A - Sala 1005
Mãe de Deus Center - Porto Alegre/RS
contato@marcelaferrao.com.br
Agendamentos/contato - (51) 3024.4665 | (51) 99644.0228

Pré-agende a sua consulta, determinando dia e horário de sua preferência. Deixe seu telefone que entraremos em contato para confirmar o seu agendamento. Estacionamento rotativo no prédio.