Agendamentos/contato - (51) 3024.4665 | (51) 99644.0228 | Porto Alegre contato@marcelaferrao.com.br

Menu

Antibióticos durante a gravidez podem aumentar o risco de obesidade para a criança

Postado por em antibióticos no dia fevereiro 10, 2015


Esse processo ainda não é inteiramente claro para os pesquisadores. O estudo mostra apenas uma associação, mas o principal autor, Noel T. Mueller, pesquisador da Universidade de Columbia, sugeriu que a ingestão de antibióticos no pré-natal pela mãe pode afetar a colonização de bactérias no intestino dos recém-nascidos.

Para chegar a essas conclusões, os pesquisadores estudaram 436 mães e seus filhos desde o nascimento até os 7 anos. A coleta de dados sobre o uso de antibióticos foi feita a partir de entrevistas. Após a aferição da idade gestacional, do peso ao nascer, do aleitamento materno, do índice de massa corporal materna e do nível socioeconômico, dentre outras variáveis, eles descobriram que o uso de antibióticos, durante o segundo e terceiro trimestres de gravidez, foi associado a um risco de 84% de obesidade na criança.

O estudo também apontou que a cesariana foi associada a um risco de 46% de obesidade nos filhos, confirmando estudos anteriores.

Os autores reconhecem que não tinham dados a respeito das razões pelas quais os antibióticos foram administrados ou para quais infecções foram indicados, fatores que poderiam ter afetado seus resultados.

Os resultados desse estudo, isoladamente, não devem mudar a prática clínica. Para a endocrinologista Dra. Marcela Ferrão, são necessários mais estudos prospectivos para se considerar mudanças na prescrição de antibióticos para gestantes, pois há muitos empregos legítimos de antibióticos durante a gravidez.

Fonte: International Journal of Obesity, 2014

Autor: Noel T. Muller

Link: http://www.nature.com/articles/ijo2014180.epdf?referrer_access_token=FZmvnnDKwoOpubQCopWrB9RgN0jAjWel9jnR3ZoTv0MzkXQEdZdc-XRmBaG79MCZ9q9Op6uYd0OGxdVOgIiwjR8fkaGeA0j-xVVlXHfL2UE_AkeCh2AeWXRstHej7ZjV

 


Related Posts

Porto Alegre

Rua Soledade, 569 - Torre A - Sala 1005
Mãe de Deus Center - Porto Alegre/RS
contato@marcelaferrao.com.br
Agendamentos/contato - (51) 3024.4665 | (51) 99644.0228

Pré-agende a sua consulta, determinando dia e horário de sua preferência. Deixe seu telefone que entraremos em contato para confirmar o seu agendamento. Estacionamento rotativo no prédio.