Agendamentos/contato - (51) 3024.4665 | (51) 99644.0228 | Porto Alegre contato@marcelaferrao.com.br

Menu

Associação entre os exercícios cardiorrespiratórios e os determinantes do controle glicêmico

Postado por em exercícios, índice glicêmico no dia abril 24, 2015


A aptidão cardiorrespiratória está associada ao controle glicêmico, mas a relação entre VO2 max (que é a capacidade máxima do corpo em transportar e metabolizar oxigênio durante um exercício físico), porém outros determinantes subjacentes ao controle glicêmico não estão tão claros. O objetivo do estudo divulgado pela Associação Americana de Diabetes foi determinar se há relação entre o VO2 max, e a sensibilidade, secreção e índice de disposição à insulina.

Foram analisados 300 indivíduos com faixa etária, sexo, índice de massa corporal e parâmetro do controle glicêmico. O resultado demonstrou que a associação entre o baixo condicionamento cardiorrespiratório e o comprometimento das células β pancreáticas fornece evidências adicionais destacando a importância da aptidão na proteção contra o aparecimento de um evento fisiopatológico fundamental que leva ao diabetes tipo 2.

Estudos epidemiológicos têm demonstrado relação direta entre inatividade física e a presença de múltiplos fatores de risco como os encontrados na síndrome metabólica. De acordo com a endocrinologista, Dra. Marcela Ferrão, entretanto, tem sido demonstrado que a prática regular de exercício físico apresenta efeitos benéficos na prevenção e tratamento da hipertensão arterial, resistência à insulina, diabetes, dislipidemia e obesidade. “Com isso, o condicionamento físico deve ser estimulado para todos, pessoas saudáveis e com múltiplos fatores de risco, desde que sejam capazes de participar de um programa de treinamento físico. Assim como a terapêutica clínica cuida de manter a função dos órgãos, a atividade física promove adaptações fisiológicas favoráveis, resultando em melhora da qualidade de vida”, comenta a médica.

Fonte: Association Between Cardiorespiratory Fitness and the Determinants of Glycemic Control Across the Entire Glucose Tolerance Continuum/2015

  1. Thomas P.J. Solomon1,2,
  2. Steven K. Malin3,
  3. Kristian Karstoft2,
  4. Sine H. Knudsen2,
  5. Jacob M. Haus4,
  6. Matthew J. Laye2 and
  7. John P. Kirwan3,

Link: http://goo.gl/XHN5eG

 


Porto Alegre

Rua Soledade, 569 - Torre A - Sala 1005
Mãe de Deus Center - Porto Alegre/RS
contato@marcelaferrao.com.br
Agendamentos/contato - (51) 3024.4665 | (51) 99644.0228

Pré-agende a sua consulta, determinando dia e horário de sua preferência. Deixe seu telefone que entraremos em contato para confirmar o seu agendamento. Estacionamento rotativo no prédio.