AGENDE UMA CONSULTA
(51) 3024.4665

O estudo intitulado “Efeitos do treinamento aeróbio, treinamento de resistência, ou ambos no percentual de gordura corporal e marcadores de risco cardiometabólico em adolescentes obesos” desenvolvido pela Universidade de Calgary e Universidade de Ottawa, publicada no mês de setembro no Journal of the American Medical Association (Jama) Pediatrics. O estudo foi realizado com adolescentes na faixa etária de 14 a 18 anos.

Os pesquisadores constataram que cada tipo de exercício reduziu de forma semelhante a gordura corporal dos jovens. Os três programas de exercícios proporcionaram perda de gordura significativa em comparação ao grupo controle apenas pela dieta. Entre os jovens que concluíram pelo menos 70% das sessões de exercício do estudo, o percentual de gordura corporal diminuiu nos adolescentes que combinaram controle alimentar com exercícios aeróbicos.

Supervisionados por personal trainers, os jovens dos três grupos de exercícios foram convidados a treinar quatro vezes por semana, durante 22 semanas em instalações de base comunitária. Os pesquisadores observaram as alterações na gordura corporal via exame de ressonância magnética. Eles trabalharam com a hipótese de que o treinamento aeróbico e de resistência combinado resultariam em maiores diminuições do que o treino aeróbico ou de resistência sozinho.

Os pesquisadores esperam que o estudo contribua para um debate  sobre a obesidade na infância e na adolescência, levando potencialmente a uma estratégia consistente a longo prazo sobre a melhor forma de lidar com o problema. O estudo revela que 80% dos jovens com excesso de peso, normalmente, continuam a ser obesos na idade adulta, afetando a qualidade de suas vidas e contribuindo para problemas de doenças crônicas. Obesidade na vida adulta aumenta o risco de diabetes, doenças cardíacas, câncer e deficiência.

Effects of Aerobic Training, Resistance Training, or Both on Percentage Body

JAMA Pediatrics Published online September 22, 2014