Agendamentos/contato - (51) 3024.4665 | (51) 99644.0228 | Porto Alegre contato@marcelaferrao.com.br

Menu

Atividade física na adolescência melhora o desempenho acadêmico

Postado por em Receitas no dia novembro 03, 2016


Pesquisa realizada pelo Institut für Therapie-und Gesundheitsforschung, da Alemanha, revelou que adolescentes que praticam atividade física (PA, sigla em inglês) têm melhor capacidade cardiorrespiratória e consequentemente apresentam melhor desempenho escolar do que àqueles com vigor físico inferior. A atividade cardiorrespiratória foi determinada a partir de um teste de corrida de 20 metros. O status de peso foi baseado em porcentagens de índice de massa corporal. Em relação ao desempenho acadêmico, o estudo levou em conta a média das notas recebidas pelos alunos nas disciplinas de Matemática e Alemão. Análises de mediação longitudinal foram conduzidas em testes gerais de follow-up ligados à auto eficácia, depressão e problemas de atenção/hiperatividade.

Altos níveis de atividade cardiorrespiratória previram maior realização acadêmica, enquanto não foi encontrada nenhuma associação entre a atividade física e o peso. Contudo, os estudantes insuficientemente ativos fisicamente, mas que seguiram as diretrizes da atividade física no follow-up mostraram uma melhora significativa no desempenho educacional. A associação longitudinal entre PA e desempenho acadêmico foi mediada pela auto eficácia geral dos estudantes.

Fonte:

Longitudinal Relationships of Fitness, Physical Activity, and Weight Status With Academic Achievement in Adolescents.

Vivien Suchert PhD, Reiner Hanewinkel PhD, Barbara Isensee PhD

 Link: http://bit.ly/2eDrDhi


Related Posts

Porto Alegre

Rua Soledade, 569 - Torre A - Sala 1005
Mãe de Deus Center - Porto Alegre/RS
contato@marcelaferrao.com.br
Agendamentos/contato - (51) 3024.4665 | (51) 99644.0228

Pré-agende a sua consulta, determinando dia e horário de sua preferência. Deixe seu telefone que entraremos em contato para confirmar o seu agendamento. Estacionamento rotativo no prédio.