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Aumenta incidência de obesidade na gravidez

Postado por em Obesidade no dia agosto 04, 2014


A obesidade é um grave problema de saúde pública e afeta mulheres em idade reprodutiva. Pesquisa recente realizada pelo Institute of Medicine (IOM) o ganho excessivo de peso durante a gestação em até 50% é uma preocupação crescente.A incidência de Diabetes Melito gestacional (DMG), por exemplo, em gestantes obesas é três vezes maior que nas gestantes não-obesas. Dra. Marcela Ferrão explica que a gestação está incluída na lista dos fatores clássicos desencadeantes da obesidade. E o início ou manutenção da obesidade nesta fase está associado a inúmeros riscos maternos e fetais. Numa gestação normal o ganho de peso ocorre devido ao aumento de tecidos maternos e dos produtos da concepção, principalmente, e por isso é mais acentuado no final da gestação.
Segundo Dra. Marcela, há uma faixa de ganho de peso indicada por trimestre conforme o Institute of Medicine (IOM – 2009). Gestantes com IMC adequado devem ganhar 1,6 kg no primeiro trimestre e 0,4 kg/semana nos segundo e terceiro trimestres. Grávidas com sobrepeso devem ganhar até 0,9 kg no primeiro trimestre, e gestantes obesas não necessitam ganhar peso no primeiro trimestre. Já no segundo e terceiro trimestre as gestantes com sobrepeso e obesas devem ganhar até 0,3 kg/semana e 0,2 kg/semana, respectivamente.
É importante destacar que mulheres que ganham peso dentro dos limites propostos têm menor chance de ter filhos nos extremos de peso para idade gestacional. No entanto, cerca de 2/3 das mulheres ganham mais peso que o recomendado, o que leva a complicações durante a gestação e no parto (ex:bebês muito grandes e complicações no canal do parto, impedindo muitas vezes o parto normal, ou acarretando luxação do ombro do recém-nascido. Sem falar no risco de queda da glicose sanguínea acentuada no recém-nascido e outras complicações), além de contribuir para a retenção de peso pós-parto e, assim, para o desenvolvimento da obesidade e suas complicações ao longo da vida.

Dicas para esbanjar saúde na gravidez

1. Procure alimentar-se a cada 3 horas;
2. Cuidado com os alimentos dietéticos e adoçantes em excesso. Eles contêm substâncias químicas. Converse com seu médico a respeito;
3. Cereais integrais são excelentes fontes de vitaminas do complexo B, essenciais para minimizar o desconforto com o enjoo;
4. Consuma cálcio (leite e derivados), mineral determinante para garantir a saúde óssea da mãe;
5. Não esqueça o ferro (carne, grãos) para evitar anemia;
6. Inclua na sua dieta alimentos ricos em ácido fólico (folhas verde-escuras), pois ele garante a formação do tubo neural do bebê;
7. Coma um filé de peixe, frango ou carne magra todos os dias. Além de dar a sensação de saciedade, esses alimentos garantem proteínas suficientes para o bebê e ainda ajudam a dar elasticidade à sua pele, evitando estrias;
8. Para evitar a retenção hídrica, comum no último trimestre, é importante ingerir bastante líquido e moderar no consumo de sal;
9. Seu prato deve ser bem colorido, o que indica a variedade de nutrientes;
10. Faça suas refeições com calma, sem pressa de engolir os alimentos. Isso facilita a sua digestão e evita que você coma mais do que sua fome exige realmente exige.

Fontes:
Matern Child Health Journal, julho/2014
Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica – ABESO

 

Ganho de peso recomendado de acordo com o IMC materno pré-gestacional

Estado nutricional

antes da gestação

             IMC

(kg/m2)

Ganho de peso durante

a gestação (Kg)

Ganho de peso por semana no 2° e 3° trimestre(Kg)

Baixo peso

<18,5

12,5 – 18

0,5

Peso adequado

18,5-24,9

11 – 16

0,4

Sobrepeso

25,0-29,9

7 – 11,5

0,3

Obesidade

≥30,0

5 – 9

0,2

Fonte: Institute of Medicine (IOM-2009)


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