Agendamentos/contato - (51) 3024.4665 | (51) 99644.0228 | Porto Alegre contato@marcelaferrao.com.br

Menu

Baixa qualidade do sono está associada a alterações no nível de cortisol

Postado por em cortisol no dia junho 24, 2015


A duração e a má qualidade do sono estão associadas aos desfechos cardiovasculares. Para explicar essa associação foi realizado um estudo para examinar essa relação com alterações no eixo Hipotálamo-hipófise-adrenal (HHA) e os níveis de cortisol na saliva. A privação de sono e o sistema imunológico exercem e sofrem influências mútuas. A privação de sono é considerada um estressor, uma vez que induz a elevação do cortisol em seres humanos.

A investigação utilizou dados de um exame multiétnico de aterosclerose no período de 2010 a 2012 com participantes na faixa etária de 54 a 93 anos.  As medidas se basearam na actigrafia (um exame para detectar alterações de sono e ritmo circadiano) para verificar a qualidade e a duração do sono durante sete dias. As amostras de cortisol salivar foram coletadas durante dois dias.

Os resultados mostraram que a duração média de sono inferior a seis horas por noite está associada a um pronunciado declínio tardio do cortisol, e uma variação menor do cortisol entre o período do despertar ao dormir, em comparação com longos períodos de sono. A conclusão é que a menor duração e baixa eficiência do sono, bem como a insônia estão associados a menores variações nos níveis de cortisol durante o dia, mantendo níveis elevados e, alterando a regulação do eixo hipotálamo hipófise-adrenal.

A endocrinologista Dra. Marcela Ferrão explica que por meio do sistema endocrino, o hipotálamo promove mudanças orgânicas fundamentais para a manutenção da homeostasia, tais como a regulação da glicemia e da atividade dos sistemas cardiovascular, digestivo e respiratório. “Através de suas conexões, o hipotálamo participa da regulação do ciclo sono-vigília, influenciando no grau de atenção e expectativa do indivíduo, bem como na graduação do tônus muscular. Além disso, por meio de mecanismos próprios (tais como os mecanismos “da fome”, “da sede” e da regulação térmica corporal), o hipotálamo produz subsídios que possibilitam uma atuação integrada do organismo e a preservação da sua harmonia funcional”.

Fonte: Association of Sleep Duration and Quality with Alterations in the Hypothalamic-Pituitary Adrenocortical Axis: the Multi-Ethnic Study of Atherosclerosis (MESA)//////

Cecilia Castro-DiehlMD, MPH1,2Ana V. Diez RouxMD, PhD3Susan RedlineMD, MPH4Teresa SeemanPhD5Sandi SchragerMS6, and Steven SheaMD, MS1,2

Published Online: June 05, 2015

 


Related Posts

Porto Alegre

Rua Soledade, 569 - Torre A - Sala 1005
Mãe de Deus Center - Porto Alegre/RS
contato@marcelaferrao.com.br
Agendamentos/contato - (51) 3024.4665 | (51) 99644.0228

Pré-agende a sua consulta, determinando dia e horário de sua preferência. Deixe seu telefone que entraremos em contato para confirmar o seu agendamento. Estacionamento rotativo no prédio.