Agendamentos/contato - (51) 3024.4665 | (51) 99644.0228 | Porto Alegre contato@marcelaferrao.com.br

Menu

Baixo nível de vitamina D está associada ao aumento da doença de Graves

Postado por em Vitamina D no dia junho 02, 2015


A deficiência de vitamina D é supostamente associada a uma variedade de doenças autoimunes. No entanto, a relação entre autoimunidade tireoidiana na Doença de Graves (DG) e a deficiência de vitamina D não é clara. Estudo desenvolvido pelo Second Xiangya Hospital of Central South University, na China, teve por objetivo determinar se o aumento do hormônio da tiroide está associado com deficiência de vitamina D em pacientes com DG. A Doença de Graves é uma condição autoimune que leva à superatividade da tireoide. Entre 60 e 80% dos casos de hipertireoidismo são causados pela Doença de Graves, que foi descrita pela primeira vez em 1825, na Inglaterra, e, posteriormente, em 1835, por Robert Graves, na Irlanda.

O total de 70 pacientes com hipertireoidismo não tratados e 70 indivíduos saudáveis ​​foram recrutados para o estudo. Cada grupo foi composto por 28 homens e 42 mulheres. Os indivíduos de controle apresentavam função tireoidiana regular e ausência de anticorpos antitireoidianos. A faixa etária dos pacientes era de 19 a 60 anos. Os pacientes que poderiam ter metabolismo afetado foram excluídos do estudo. Essas condições incluíam distúrbios hepáticos, distúrbios renais, doenças ósseas metabólicas, distúrbios das paratireoides, outras doenças autoimunes, obesidade, uso de suplementos de cálcio e vitamina D, raquitismo, ou medicamentos que podem alterar o metabolismo da vitamina D.

Os resultados mostraram que há uma possível ligação entre o status da vitamina D e o aumento da autoimunidade tireoidiana em pacientes com Doença de Graves. Sabe-se que a vitamina D pode ser obtida a partir da ingestão de certos alimentos, além de ser produzida na pele após exposição a Raios Ultravioleta B. Os dados epidemiológicos também sugerem que a deficiência de vitamina D pode ser um fator de risco para o desenvolvimento de doenças autoimunes, tais como lúpus eritematoso sistémico, doença inflamatória do intestino, e diabetes do tipo 1. Em modelos animais, o aumento da vitamina ingestão de D tem sido mostrado para prevenir o aparecimento ou o desenvolvimento de diabetes do tipo 1.

Fonte:

Low Vitamin D Status Is Associated With Increased Thyrotropin-Receptor Antibody Titer in Graves Disease.

Hong Zhang, MD; Lingyun Liang, MB; Zhongjian Xie, MD

Link: http://www.medscape.com/viewarticle/842070_4


Related Posts

Porto Alegre

Rua Soledade, 569 - Torre A - Sala 1005
Mãe de Deus Center - Porto Alegre/RS
contato@marcelaferrao.com.br
Agendamentos/contato - (51) 3024.4665 | (51) 99644.0228

Pré-agende a sua consulta, determinando dia e horário de sua preferência. Deixe seu telefone que entraremos em contato para confirmar o seu agendamento. Estacionamento rotativo no prédio.