AGENDE UMA CONSULTA
(51) 3024.4665

Recente estudo de revisão da literatura apresentada no Encontro Anual da Sociedade Norte-americana da Menopausa confirmou que o consumo de calorias reduzidas aumenta a longevidade em pacientes mais velhos, porém outro estudo também sugere que restringir a ingestão calórica pode ter efeitos adversos na saúde óssea da mulher que se encontra na pós-menopausa. A investigação analisou se a restrição calórica deve ser introduzida no aconselhamento de mulheres no período pós-reprodutivo.

De acordo com os resultados, uma dieta de restrição calórica inibe a ação da via mTOR (do inglês mammalian target of rapamycin), que desempenha um papel em várias doenças associadas com o envelhecimento, incluindo a doença de Alzheimer, Diabetes tipo 2 e doenças cardíacas. Pesquisas mostram que a inibição da via mTOR por meio da restrição calórica desaceleraram o crescimento do tumor mamário em ratos, enquanto que a perda de peso obtida por meio deste tipo de dieta também diminuiu a inflamação, que está ligada a uma taxa reduzida de câncer. Um estudo também demonstrou uma relação entre a redução da mTOR e diminuição da degradação muscular associada ao envelhecimento .

No entanto, os pesquisadores observaram que nem todos os dados foram positivos. Os resultados revelaram maiores taxas de perda óssea em adultos jovens que seguiram uma dieta com restrição de calorias durante dois anos. Embora muitos dados demonstrem a restrição calórica como um meio para aumentar a longevidade e diminuir a incidência de doenças associadas com o envelhecimento, há uma evidência indicando que tal restrição poderia aumentar as chances de osteoporose.  Contudo os estudiosos admitem a necessidade da realização de pesquisas adicionais nessa área.

Fonte: Mahal TK, Bachmann GA. Poster 30. Caloric restriction and longevity: Should this counseling be included in the care of postmenopausal women? Presented at: North American Menopause Society (NAMS) 2016 Annual Meeting; October 5-8, 2016; Orlando, FL.

Link: http://bit.ly/2dqwL7D