Agendamentos/contato - (51) 3024.4665 | (51) 99644.0228 | Porto Alegre contato@marcelaferrao.com.br

Menu

Café da manhã protege o coração

Postado por em coração no dia outubro 18, 2017


Um novo estudo publicado no periódico científico Journal of the American College of Cardiology mostra que as pessoas que fazem a primeira refeição regularmente tem menos chances de desenvolver aterosclerose. De acordo com os resultados avaliados em um grupo de 100 pessoas, 57 mostraram algum tipo subclínico (sem sintomas) da condição. Por outro lado, entre as 100 pessoas que não se preocupavam com a refeição, 75 apresentaram algum sinal da doença. No caso da forma mais grave da doença, a aterosclerose subclínica generalizada, que afeta pelo menos quatro das seis artérias principais, a incidência foi três vezes maior: a condição atinge cerca até 29% dos indivíduos que não tomam café da manhã rotineiramente.

Calorias pela manhã

Segundo os cientistas, a refeição matinal ajuda a despertar o relógio biológico, que também é responsável por regular a fome. Na pesquisa, apenas 20% dos participantes tomava um café da manhã com mais de 20% das calorias consumidas durante todo o dia. Enquanto isso, 3% não faziam a refeição ou consumiam muito pouco, o equivalente a menos de 5% das calorias diárias.

Para testar os voluntários, os pesquisadores utilizaram uma tecnologia de ultrassom que produz ecografias tridimensionais para medir o acúmulo de gordura nas artérias. Eles analisaram 4.000 pessoas, entre 40 e 54 anos, sem problemas cardiovasculares aparentes, que também responderam a um questionário detalhado sobre suas dietas. O diretor do Centro Nacional de Investigações Cardiovasculares, órgão do governo da Espanha, e principal autor do estudo, explica que quando o indivíduo come mais tarde acaba ingerindo mais calorias do que deveria.

O estudo também considerou possíveis fatores de risco cardiovascular que poderiam se sobrepor e interferir nos resultados, como obesidade, diabetes e hipertensão. No entanto, segundo os cientistas, não é o café da manhã que influencia diretamente a obstrução arterial, mas sim que esse hábito pode ser um indicador de um estilo de vida mais saudável.

A maior parte dos voluntários que pulavam a primeira refeição do dia, por exemplo, fumava, consumia bebidas alcoólicas, carne vermelha e processados com mais frequência. Porém, consumir a maior parte das calorias diárias pela manhã pode estar associado a uma saúde melhor.

Fonte: Journal of the American College of Cardiology

The Importance of Breakfast in Atherosclerosis Disease
Insights From the PESA Study
Irina Uzhova, Valentín Fuster, Antonio Fernández-Ortiz, José M. Ordovás, Javier Sanz, Leticia Fernández-Friera, Beatriz López-Melgar, José M. Mendiguren, Borja Ibáñez, Héctor Bueno and José L. Peñalvo

Link: http://bit.ly/2zwvuEU


Porto Alegre

Rua Soledade, 569 - Torre A - Sala 1005
Mãe de Deus Center - Porto Alegre/RS
contato@marcelaferrao.com.br
Agendamentos/contato - (51) 3024.4665 | (51) 99644.0228

Pré-agende a sua consulta, determinando dia e horário de sua preferência. Deixe seu telefone que entraremos em contato para confirmar o seu agendamento. Estacionamento rotativo no prédio.