Agendamentos/contato - (51) 3024.4665 | (51) 99644.0228 | Porto Alegre contato@marcelaferrao.com.br

Menu

Chocolate amargo enriquecido com azeite pode melhorar a função cardiovascular

Postado por em chocolate no dia setembro 26, 2017


Pesquisadores da Universidade de Pisa, na Itália, revelaram que o chocolate amargo se torna mais benéfico à saúde cardiovascular quando enriquecido com azeite de oliva extravirgem. O estudo preliminar foi publicado no New England Journal of Medicine. A pesquisa foi feita com 14 homens e 12 mulheres que vivem na Toscana, com média de idade de 51 anos, média de índice de massa corporal de 29 kg/m2, e pelo menos três fatores de risco cardiovascular.

Os resultados mostraram que quando 26 adultos de meia-idade com pelo menos três fatores de risco cardiovascular comeram uma barra de chocolate de 40 gramas de chocolate amargo enriquecido com azeite de oliva extra virgem todos os dias durante um mês, tiveram melhorados os níveis de células progenitoras endoteliais – importantes para o reparo vascular e mais baixos nas pessoas com fatores de risco cardiovascular. De acordo com os estudiosos, esses resultados podem motivar as pessoas a comerem um pequeno pedaço de chocolate amargo diariamente, com pelo menos 70% de cacau, o que pode ajudar a promover a longevidade.

Os mesmos efeitos benéficos não foram observados quando os participantes do estudo comeram chocolate amargo enriquecido com 2,5% de  um tipo de maçã em sua composição. Os autores especulem que isso possa ter ocorrido pelo fato da concentração de maçã acrescentada ter sido insuficiente.

Por meio de exames de sangue e urina, os cientistas descobriram que o chocolate com azeite de oliva aumentou a presença de células que mantém a saúde dos vasos sanguíneos. O alimento ainda melhorou os índices do “bom” colesterol, o HDL, e diminuiu a pressão sanguínea. A combinação com a maçã também trouxe benefícios, porém menos significativos.

Rossella Di Stefano, cardiologista da Universidade de Pisa, em entrevista à Sociedade Europeia de Cardiologia, disse que frutas e verduras exercem seus efeitos protetores por meio de polifenóis vegetais, que são encontrados no cacau, no óleo de oliva e nas maçãs. Ao combinar fontes desses polifenóis, portanto, a pessoa estaria ingerindo doses adicionais de aliados do peito.

A ideia é muito interessante, mas este é um estudo preliminar. Os pesquisadores salientam que é necessário um período de observação maior, assim como uma amostra grande de pacientes. “Mas é uma porta aberta, e espero que as pessoas passem por ela”, sugere Rossella Di Stefano.

Link: http://bit.ly/2htgTWp

Fonte:

“Extra virgin olive oil and apples enriched-dark chocolate consumption and endothelial function: a randomized crossover trial in patients with cardiovascular risk factors”.R. Di Stefano  F. Felice  E. Belardinelli  V. Domenici  M. Cifelli  L. Sebastiani  A. Francini V. Di Bello  M. Romi  C. Cantini


Related Posts

Porto Alegre

Rua Soledade, 569 - Torre A - Sala 1005
Mãe de Deus Center - Porto Alegre/RS
contato@marcelaferrao.com.br
Agendamentos/contato - (51) 3024.4665 | (51) 99644.0228

Pré-agende a sua consulta, determinando dia e horário de sua preferência. Deixe seu telefone que entraremos em contato para confirmar o seu agendamento. Estacionamento rotativo no prédio.