Agendamentos/contato - (51) 3024.4665 | (51) 99644.0228 | Porto Alegre contato@marcelaferrao.com.br

Menu

Circunferência do pescoço pode ajudar a prever o risco cardiometabólico

Postado por em Sem categoria no dia maio 28, 2015


Medir a circunferência do pescoço de um paciente obeso pode ser mais eficaz do que a circunferência da cintura na avaliação do risco metabólico, segundo um novo estudo. Os resultados foram apresentados pela Associação Americana de Endocrinologistas Clínicos durante o Congresso Clínico pelo pesquisador Zdravko Kamenov, do Hospital Universitário Alexandrovska, Sofia, Bulgária.

A pesquisa realizada com 138 pacientes mostrou que a circunferência média do pescoço das mulheres é superior a 36cm e nos homens pode chegar a mais de 39 cm de acordo com critérios para a síndrome metabólica. A circunferência do pescoço das mulheres teve maior valor preditivo do que para os homens em relação à circunferência da cintura. “A circunferência do pescoço é facilmente mensurável e tem a vantagem de dar informações adicionais em comparação com a circunferência abdominal”, explica Dr. Kamenov.

Segundo ele, a nova medida serve para complementar a avaliação do risco metabólico. “A gordura subcutânea do pescoço pode adicionar novas informações para moldar o perfil de risco do paciente em particular”, diz, acrescentando que a medida também é um marcador e fator de risco para a apneia obstrutiva do sono.

Para a endocrinologista Dra. Marcela Ferrão, a nova medida pode ser uma alternativa para os casos de obesidade grave, no qual a medida da circunferência da cintura é difícil de ser feita e imprecisa.
Perfil de pacientes analisados.

Os 138 pacientes avaliados apresentaram um Índice de Massa Corporal (IMC) de 30 kg/m2 ou mais, sendo que, 87% tinham síndrome metabólica, e 41% diabetes. Quase um terço (30%) eram do sexo masculino. A circunferência do pescoço foi medida logo abaixo da proeminência da laringe (popularmente conhecido como pomo de Adao) teve um IMC médio de 35 kg/m2, uma circunferência abdominal de 108 cm e circunferência do pescoço de 39 cm.
Fonte:
American Association of Clinical Endocrinologists’ 2015 Annual Scientific and Clinical Congress. May 15, 2015; Nashville, Tennessee.
Link: http://www.medscape.com/viewarticle/845250

 


Related Posts

Porto Alegre

Rua Soledade, 569 - Torre A - Sala 1005
Mãe de Deus Center - Porto Alegre/RS
contato@marcelaferrao.com.br
Agendamentos/contato - (51) 3024.4665 | (51) 99644.0228

Pré-agende a sua consulta, determinando dia e horário de sua preferência. Deixe seu telefone que entraremos em contato para confirmar o seu agendamento. Estacionamento rotativo no prédio.