Agendamentos/contato - (51) 3024.4665 | (51) 99644.0228 | Porto Alegre contato@marcelaferrao.com.br

Menu

Clima frio aumenta o metabolismo?

Postado por em Metabolismo no dia maio 03, 2015


Nos últimos anos, tem sido demonstrado que os seres humanos possuem no tecido adiposo depósito de gordura marrom ativa. Recente artigo apresentado no XVI Congresso Brasileiro de Obesidade e Síndrome Metabólica, mostra num protocolo que os seres humanos expostos ao frio por um período de 10 dias aumenta a atividade da gordura marrom. Este estudo não mostrou “acastanhamento” do tecido adiposo branco subcutâneo abdominal sob temperaturas frias, diferentemente de estudos e revisões anteriores. Provavelmente, este resultado se deva ao pouco tempo de exposição no atual estudo, bem como a impossibilidade de biopsiar indivíduos saudáveis.

Segundo eles, em ambientes frios o organismo gasta mais energia para manter o metabolismo em equilíbrio, o que leva à perda de peso. Por isso, acostumar-se as baixas temperaturas pode ser uma forma de levar vantagem na luta contra a balança.

Pesquisadores do Departamento de Biologia Humana da Universidade de Maastricht, relatam que a ideia surgiu durante um estudo sobre temperatura corporal. A pesquisa começou investigando a exposição ao frio ameno. Primeiro foi analisado o gasto de energia de todo o corpo. Quando se observou a termogênese (produção de calor no corpo), observou-se o tecido marrom adiposo, que foi um dos responsáveis por esse equilíbrio em humanos adultos.

Foram selecionados voluntários que ficaram seis horas por dia em ambientes frios. Após 10 sessões, os cientistas notaram um aumento do tecido adiposo marrom, e os voluntários se acostumavam à medida que a temperatura abaixava. Quando a pessoa se adapta aos períodos frios para produzir calor, o corpo converte gordura branca em gordura bege, a qual tem função sobre a termogênese semelhante ao tecido marrom, e assim reduzindo a massa de gordura corporal.

Para a endocrinologista Dra. Marcela Ferrão, já existem vários estudos que demonstram que o aumento da gordura marrom auxilia na queima de calorias extras. A médica acredita que mais estudos devem ser feitos, considerando fatores que podem variar os resultados, como o estilo de vida. “Esse tema é interessante, seria de grande valia desvendar detalhadamente como se dá esse processo para auxiliar no combate à obesidade”, complementa

Fonte:

Cold acclimation recruits human brown fat and increases nonshivering thermogenesis

Anouk A.J.J. van der Lans,1 Joris Hoeks,1 Boudewijn Brans,2 Guy H.E.J. Vijgen,1,3

Mariëlle G.W. Visser,2 Maarten J. Vosselman,1 Jan Hansen,1 Johanna A. Jörgensen,1

Jun Wu,4 Felix M. Mottaghy,2,5 Patrick Schrauwen,1 and Wouter D. van Marken Lichtenbelt1

1Department of Human Biology, NUTRIM School for Nutrition, Toxicology and Metabolism, 2Department of Nuclear Medicine, and 3Department of Surgery, Maastricht University Medical Centre+ (MUMC+), Maastricht, Netherlands. 4Dana-Farber Cancer Institute and Harvard Medical School,

Boston, Massachusetts, USA. 5Department of Nuclear Medicine, University Hospital RWTH Aachen, Aachen, Germany.


Related Posts

Porto Alegre

Rua Soledade, 569 - Torre A - Sala 1005
Mãe de Deus Center - Porto Alegre/RS
contato@marcelaferrao.com.br
Agendamentos/contato - (51) 3024.4665 | (51) 99644.0228

Pré-agende a sua consulta, determinando dia e horário de sua preferência. Deixe seu telefone que entraremos em contato para confirmar o seu agendamento. Estacionamento rotativo no prédio.