Agendamentos/contato - (51) 3024.4665 | (51) 99644.0228 | Porto Alegre contato@marcelaferrao.com.br

Menu

Cochilos podem diminuir efeitos de noites mal dormidas sobre a saúde

Postado por em sono no dia março 04, 2015


Alguns cochilos podem ser capazes de neutralizar o impacto de uma noite com restrição de sono é o que mostra uma descoberta francesa que poderá beneficiar populações privadas de sono cronicamente. O estudo foi publicado no mês de fevereiro, no Journal of Clinical Endocrinology and Metabolism. O médico Brice Faraut, PhD, da Université Paris Descartes-Sorbonne Paris Cité, França, e colegas descobriram que, depois de uma noite com apenas duas horas de sono, dois cochilos de apenas 30 minutos/ cada podem normalizar os níveis de citocinas (proteínas importantes para o controle da resposta imune) e catecolaminas ( hormônios liberados pela glândula suprarrenal em situações de estresse, como estresse psicológico ou hipoglicemia).

De acordo com os pesquisadores, o cochilo, nos casos de restrição de sono, é uma contra medida, que melhora o estresse neuroendócrino e imunológico, com um efeito de longo prazo e profilático sobre a saúde cardiovascular. Dr Faraut explica que cada vez mais pessoas estão tendo problemas crônicos em lidar com o sono. Reconhecido como um problema de saúde pública, o sono insuficiente pode contribuir para a redução da produtividade, além de causar acidentes de trabalho e no trânsito. Além disso, pessoas que dormem muito pouco são mais propensas a desenvolver doenças crônicas, como obesidade, diabetes, pressão alta e depressão.

Conforme pesquisa realizada em 2009, pela Fundação Nacional do Sono, o percentual da população que dorme menos de seis horas por noite durante a semana quase duplicou nos últimos 10 anos, passando de 12% em 1998 para 20% em 2009.

Estudo randomizado

Os pesquisadores fizeram um estudo randomizado para examinar a relação entre hormônios e sono em um grupo de 11 homens saudáveis, com idades entre 25 e 32. Os homens foram submetidos a duas sessões de testes de sono em um laboratório, onde as refeições e a iluminação foram rigorosamente controladas.

Durante uma sessão, os homens estavam limitados a duas horas de sono por noite. Para a outra sessão, os participantes puderam tirar dois cochilos de meia hora ao longo do dia, após a noite de sono restrita a duas horas.

Em seguida, os pesquisadores analisaram a urina e a saliva dos participantes para determinar como o sono restrito e os cochilos alteravam os níveis de hormônio. Depois de uma noite de sono limitado, os homens tiveram um aumento de 2,5 vezes nos níveis de norepinefrina, um hormônio e neurotransmissor envolvido nos estímulos ao estresse. A norepinefrina também aumenta a frequência cardíaca do corpo, a pressão arterial e a taxa de açúcar no sangue. Os pesquisadores não encontraram nenhuma alteração nos níveis de norepinefrina, quando os homens tinham cochilado após uma noite de sono limitado.

A falta de sono também afetou os níveis de interleucina-6, uma proteína com propriedades antivirais, encontradas na saliva dos indivíduos. Os níveis caíram depois de uma noite de sono restrito, mas mantiveram-se normais quando os indivíduos foram liberados para tirar uma soneca. Por isso, as alterações sugerem que sestas podem ser benéficas para o sistema imunológico.

De acordo com o pesquisador Faraut, o cochilo pode oferecer uma maneira de combater os efeitos nocivos da restrição do sono, ajudando os sistemas imunológico e neuroendócrino a se recuperarem.

Para a endocrinologista Dra. Marcela Ferrão, os resultados reforçam a necessidade de desenvolvimeto de estratégias práticas em benefício das pessoas privadas de sono cronicamente, como funcionários noturnos.

Fonte:

Napping Reverses the Salivary Interleukin-6 and Urinary Norepinephrine Changes Induced by Sleep Restriction.

J Clin Endocrinol Metab. Published online February 10, 2015

Link: http://press.endocrine.org/doi/abs/10.1210/jc.2014-2566

 


Related Posts

Porto Alegre

Rua Soledade, 569 - Torre A - Sala 1005
Mãe de Deus Center - Porto Alegre/RS
contato@marcelaferrao.com.br
Agendamentos/contato - (51) 3024.4665 | (51) 99644.0228

Pré-agende a sua consulta, determinando dia e horário de sua preferência. Deixe seu telefone que entraremos em contato para confirmar o seu agendamento. Estacionamento rotativo no prédio.