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Com o olho na mesa e outro na balança

Postado por em Comportamento alimentar no dia dezembro 26, 2014


Essas duas últimas semanas do ano são repletas de delícias e exageros gastronômicos. Tudo isso pode resultar em prejuízo para a saúde além de promover redução da regularidade das atividades físicas e também da qualidade do sono. Para a endocrinologista Dra. Marcela Ferrão, a conhecida  “ressaca” também é prejudicial para o organismo, pois sobrecarrega quase todos os órgãos e tecidos. Segundo Dra. Marcela, dor abdominal, náuseas, alteração do ritmo intestinal (diarreia ou prisão de ventre), sensação de inchaço, dores de cabeça, sensação de sede, dentre outros, são sintomas imediatos característicos dos exageros de fim de ano.

Alguns dos prejuízos desse período são  o ganho de peso, aumento dos níveis de glicose (açúcar no sangue), de colesterol e triglicérides, aumento da pressão arterial, dentre outros”. Segundo a médica, a mudança temporária da dieta pode ser bem tolerada pelo organismo, mas o grande problema está no exagero. ”É possível divertir-se, participar de todas as festividades sem exagerar no consumo alimentar e de bebidas alcoólicas. Basta se programar e pensar nisso antes da festa”, aconselha a especialista.

O ideal é que, em todas as refeições, existam opções leves como frutas e saladas. Com relação às bebidas alcoólicas, não fazem bem à saúde, portanto, não há melhor forma de consumo, não há a bebida mais ou menos indicada. “Se houver consumo, que seja moderado, visto que 1g de álcool tem 7kcal.”

Sugestões saudáveis

– Faça escolhas conscientes; avalie todos os pratos doces e salgados disponíveis e depois sirva-se com moderação das opções mais saudáveis;

– Preferir carnes assadas no lugar de fritas;

– Cuidado com os petiscos: consumir frutas secas e castanhas com moderação, pois são calóricos;

– Mantenha-se hidratado: água, sucos de limão e maracujá são as sugestões.

– Cuidado com o sal no preparo dos alimentos e muita atenção aos alimentos comprados prontos;

– Menos é mais. Menos opções e menos quantidade é igual a uma ceia mais personalizada e mais saudável;

– Neste período entre as festas, compense o consumo calórico do Natal praticando mais atividade física e controlando a ingesta de alimentos, principalmente no jantar. Verduras, legumes, frutas e carnes brancas são os mais indicados.

Fonte: Dra. Marcela Ferrão


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