AGENDE UMA CONSULTA
Diabetes e Alimentação - Imagem Post

Com que frequência o paciente com Diabetes deve se alimentar?

Um estudo recente mostra que, diferente do que estamos acostumados a ver, uma pessoa com Diabetes tipo 2 deve fazer 3 refeições diárias ao invés de 6, mantendo o mesmo número total de calorias.

A hipótese alternativa levantada pelo estudo foi especificamente: será que comer 3 vezes por dia, com uma proporção maior de carboidratos de manhã e menor à noite seria superior à qualidade de fazer 3 refeições principais e três lanches com nutrientes mais proporcionais ao longo das refeições?

Pessoas com diabetes tipo 2 que utilizavam insulina testaram as duas dietas para o estudo. O resultado foi o seguinte: quem comeu 3 vezes ao dia perdeu 5,4kgs a mais e reduziu a hemoglobina glicada em 1,2%. Além disso, o paciente sentiu menos fome, o que ajuda muito na redução das doses de insulina.

Como sempre falamos aqui, cada caso é um, pode ser que alguns pacientes ainda necessitem de uma dieta com mais refeições. Caso o risco de hipoglicemia seja alto, talvez o melhor caminho seja reduzir as medicações que aumentam o risco do que aumentar a quantidade de comida.

Você tem Diabetes tipo 2? Para ter acesso a mais conteúdos como este, acompanhe minhas redes sociais e o blog!

Agende sua consulta aqui