AGENDE UMA CONSULTA
EXERCÍCIO FÍSICO E O COMBATE AO CÂNCER - Imagem Post

Mais estudos confirmando que a prática de exercícios reduz o risco de câncer e, em alguns tipos de câncer, melhora a resposta do paciente ao tratamento.

Ao analisar o impacto de 2,5 a 5 horas semanais de caminhada de intensidade moderada em pacientes com 15 tipos de câncer, um estudo encontrou as seguintes reduções nos riscos de câncer:

.Câncer de cólon em homens, 8%
.Câncer de mama feminino, 6% a 10%
.Câncer endometrial, 10%
.Câncer renal, 11%
.Mieloma, 14%
.Câncer de fígado, 18%
.Linfoma não Hodgkin, 11%

E benefícios adicionais surgiram dependendo do tipo de câncer com níveis mais altos de atividade física, “Essas descobertas fornecem suporte quantitativo direto aos níveis de atividade recomendados para a prevenção do câncer e fornecem evidências acionáveis para a prevenção contínua e futura do câncer”, concluíram os autores da pesquisa em questão.

A aumento da atividade física também melhora da sobrevida no câncer colorretal metastático, bem e proporciona uma melhor qualidade de vida aos sobreviventes do câncer de bexiga.

▶E vocês, já retomaram as rotinas de exercícios? ou colocaram em prática o plano de começar? Nunca é tarde para começar e os benefícios são INCONTÁVEIS!

Matthews CE, et al “Amount and intensity of leisure-Time physical activity and lower cancer risk” J Clin Oncol 2019; doi: 10.1200/JCO.19.02407