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Todo ano após a ceia de natal é muito comum as pessoas sentirem uma espécie de ressaca moral, porque escaparam da dieta. Ora, é um momento de festa e descontração. Não estamos dizendo que você deve extrapolar, mas aprecie e aproveite a oportunidade de degustar sabores que não são frequentes em seu dia a dia. Não é necessário sentir culpa ou remorso e também não é preciso fazer dietas detox e cortar todos os alimentos.

 

Não se esqueça de retomar sua rotina de exercícios e alimentação saudável. Invista em fibras e se hidrate! Desencane, você aproveitou o momento e agora conseguirá manter sua alimentação saudável e equilibrada com mais disposição. Não devemos nos privar de tudo o tempo todo. O grande problema está no excesso e continuidade de hábitos alimentares desequilibrados.

 

A gente sabe que durante o ano você se comporta e, por isso, merece curtir o momento e sentir o prazer de saborear pratos que você não consome todos os dias. Mas também pensamos em quem não quer cortar tudo e prefere comer com moderação. No site da Associação Brasileira de Obesidade, encontramos algumas dicas para evitar exageros na ceia de Natal, mas que você também pode adaptar para a refeição de Ano Novo. As sugestões também são válidas para quem quer retomar o ritmo da alimentação balanceada após as festas:

 

Faça Lanches

Você pode fazer um lanche mais saudável horas antes da festa. Já que muitas vezes as ceias costumam atrasar e, se você estiver muitas horas sem comer a tendência é extrapolar na quantidade.

 

Preste atenção na comida

Fique de olho em cada alimento e bebida que você está ingerindo. Muitas vezes quando comemos e conversamos podemos perder a noção de quantidade e acabar consumindo além do suficiente para saciar nossa fome.

 

Coma o necessário

Tenha prazer na escolha de cada alimento que você colocar no prato, saboreie e aprecie cada sabor, sem pressa de repetir. Muitas vezes as pessoas ficam muito preocupadas com o que não provaram. Não pense nisso, foque no alimento que está no seu prato.

 

Exagerou mesmo? A melhor opção é retomar sua rotina de alimentação saudável e equilibrada. Evite realizar jejuns, dietas detox que cortam quase todos os nutrientes. E, principalmente, não se sinta culpado. Aproveite as próximas refeições e faça escolhas de pratos saudáveis e leves.

 

O importante é compreender que os resultados são fruto de uma reeducação alimentar e hábitos saudáveis. Essa prática não é momentânea. É uma mudança de comportamento e proporciona bem-estar e qualidade de vida para você, prevenindo doenças e deixando seu organismo mais saudável. Você não está em uma dieta que após alcançar o peso almejado será deixada de lado. São hábitos e consciência sobre a importância de manter seu corpo saudável.

 

Você terá 365 dias para manter uma alimentação balanceada, rica em fibras e nutrientes. Retome suas atividades físicas, volte ao seu ritmo normal sem estresse. Beba muita água e mantenha seu corpo hidratado. Assim, você consegue focar e fazer um 2019 saudável, saboroso e feliz!