Agendamentos/contato - (51) 3024.4665 | (51) 99644.0228 | Porto Alegre contato@marcelaferrao.com.br

Menu

Consumo de energéticos agrava problemas cardiovasculares

Postado por em energéticos no dia janeiro 29, 2016


Um grupo de pesquisadores americanos constatou que o consumo elevado de bebidas energéticas por adultos sadios está diretamente ligado a graves problemas cardiovasculares, possivelmente causado pela cafeína e outros estimulantes. O artigo que foi publicado no The Journal of the American Medical Association mostra que a bebida aumenta a pressão arterial e a frequência cardíaca das pessoas em estresse físico ou emocional.

De acordo com o novo estudo, os efeitos foram maiores em jovens adultos que não consumiam cafeína regularmente. O estudo, que foi liderado por Anna Svatikova, médica cardiovascular da Mayo Clinic, testou a pressão sanguínea dos voluntários antes e depois de tomar um copo de energético (ou um placebo, dependendo do dia). Somando todos os dias em que os participantes foram testados, todos tomaram a mesma quantidade de energético e placebos. Os participantes possuíam de 19 a 40 anos de idade.

Os resultados mostram que os participantes tiveram maior aumento na pressão sanguínea depois de consumir a bebida energética de fato, e não o placebo. Para fatores de comparação, o aumento da pressão foi 3% superior quando os participantes ingeriam a bebida energética, em comparação com o placebo.

O efeito foi ainda maior (praticamente duplicado) em pessoas que não tinham o hábito de consumir mais de um copo pequeno de café ou outras bebidas com cafeína durante o dia.

O estudo mostra ainda, que um aumento na pressão sanguínea – por menor que seja -, pode significar possibilidade de consequências fatais, dependendo da sua idade.

Estatisticamente a quatro “pontos” na pressão sistólica pode significar um aumento significativo no risco de mortes por enfarto. Os cientistas ainda não entenderam o que exatamente causa o efeito adverso. Entretanto, é muito provável que este exista por conta da cafeína, taurina ou outro ingrediente presente nas bebidas energéticas – ou até a combinação de tudo isso.

A Mayo Clinic afirma que o consumo de 400ml de cafeína por dia parece ser saudável para a maioria dos adultos. Isso significa a quantidade de cafeína presente em quatro xícaras de café, 10 copos de refrigerantes de cola ou duas bebidas energéticas tradicionais.

Veja o estudo na íntegra: A Randomized Trial of Cardiovascular Responses to Energy Drink Consumption in Healthy Adults

 


Related Posts

Porto Alegre

Rua Soledade, 569 - Torre A - Sala 1005
Mãe de Deus Center - Porto Alegre/RS
contato@marcelaferrao.com.br
Agendamentos/contato - (51) 3024.4665 | (51) 99644.0228

Pré-agende a sua consulta, determinando dia e horário de sua preferência. Deixe seu telefone que entraremos em contato para confirmar o seu agendamento. Estacionamento rotativo no prédio.