Agendamentos/contato - (51) 3024.4665 | (51) 99644.0228 | Porto Alegre contato@marcelaferrao.com.br

Menu

Critérios mais rígidos para o colesterol ruim

Postado por em Colesterol no dia agosto 17, 2017


A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) passa a ser  mais rígida em relação à taxa de referência de colesterol ruim (LDL) para quem tem perfil de alto risco, ou seja, aqueles que já passaram por problema cardiovascular grave, como infarto ou derrame.

A mudança faz parte da nova “Diretriz Brasileira de Dislipidemias e Prevenção da Aterosclerose”, documento que serve como fonte de informação e referência para os cardiologistas.

As recomendações da SBC incluem um novo perfil de “risco muito alto”, relacionado a indivíduos que já tiveram evento cardiovascular. Para esses casos, o LDL deve ser mantido abaixo de 50 mg/dl –antes, o tlimite era 70 mg/dl.

Para os casos de “risco alto”, categoria máxima da versão anterior da diretriz, de 2013, devem continuar com o LDL abaixo de 70 mg/dl. Essa recomendação é voltada para pessoas que ainda não passaram por eventos cardiovasculares, mas com condições que podem levar a um. Neste grupo, estão diabéticos, pessoas com aneurisma de aorta abdominal, doença renal crônica e os que têm altas taxas de LDL.

No casos de “risco intermediário”, de forma geral, estão as pessoas com pressão alta. Neste caso, o LDL deve ser mantido abaixo de 100 mg/dl. Para o presidente do departamento de aterosclerose da SBC, André Faludi, é necessário que os médicos sejam mais rígidos no tratamento para redução de colesterol, principalmente em pacientes que já têm uma doença cardiovascular estabelecida. O que vale também para pessoas sedentárias e fumantes.

Em conjunto com a nova diretriz, foi criado o aplicativo Calculadora ER (já disponível na App Store, para usuário de iOS, e no Google Play, para usuários de Android). O app serve para auxiliar cardiologistas na análise do risco cardiovascular do paciente, para que, em seguida, o especialista opte por um tratamento mais agressivo ou não para controle do colesterol.

Fonte: Folha de São Paulo/SBC


Related Posts

Porto Alegre

Rua Soledade, 569 - Torre A - Sala 1005
Mãe de Deus Center - Porto Alegre/RS
contato@marcelaferrao.com.br
Agendamentos/contato - (51) 3024.4665 | (51) 99644.0228

Pré-agende a sua consulta, determinando dia e horário de sua preferência. Deixe seu telefone que entraremos em contato para confirmar o seu agendamento. Estacionamento rotativo no prédio.