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A Páscoa está chegando e, junto com ela, vêm também muitos estímulos para consumo de doces e guloseimas. Esse pode ser um fator negativo para quem está ingressando em uma rotina de alimentação saudável. Para ajudar, selecionei hoje algumas dicas que podem ajudar a seguir com foco na dieta.

 

Atenção ao chocolate que você come

A troca de chocolates é um gesto de muito carinho entre amigos e familiares. Porém, grande parte dos produtos que temos à disposição são repletos de açúcar e de gordura, ou seja, muito calóricos. O consumo exagerado traz malefícios, como o aumento de peso e o risco de doenças cardiovasculares.

A dica é dar preferência aos chocolates com maior índice de cacau, pelo menos 70%. Seu consumo pode ter efeito positivo na redução do colesterol LDL (colesterol ruim) e na redução dos níveis de pressão arterial. Além disso, a ingestão estimula substâncias que dão sensação de prazer e bem-estar. Deixe claras suas preferências para as pessoas próximas e prefira adquirir esses produtos.

 

Selecionei aqui opções de locais e marcas com versões mais saudáveis e funcionais para você poder comemorar a data sem peso na consciência.

 

🔸 Ovos da Pá
🔸 Lê Bru
🔸 Chocolates: Haoma (preço mais elevado) e trufas 70% da Florybal (preço mais em conta)

 

Consuma os doces com moderação

Se puder escolher, leve para casa os ovos menores, de 100gr por exemplo. Mas atenção ao consumo! Evite comer tudo de uma única vez. Estabeleça uma cota para consumo a cada dia, de preferência com orientação profissional.

 

Conscientize as crianças

Converse com seus filhos sobre a importância de uma alimentação balanceada, dê o exemplo e controle a quantidade de doces consumida por dia.

 

Fique atento aos chocolates Diet

Quem tem Diabetes consuma apelar para os chocolates diet nestas datas. Porém, esse tipo de produto pode ter tantas calorias quanto os chocolates tradicionais. Para compensar a redução de açúcar, pode haver também um aumento nas gorduras da receita. Portanto, o consumo também deve ser consciente.

 

Atenção ao chocolate branco

Evite o chocolate branco. O produto não tem massa de cacau na composição, o que o torna mais calórico e com menos propriedades antioxidantes.

 

Faça escolhas

Se você quiser ficar flexibilizar a dieta durante o almoço de família, sem problemas! A rotina de alimentação saudável não deve ser um sacrifício, mas se conscientize para não exagerar em outras refeições. O que gera danos à saúde não é um excesso, mas sim uma rotina desequilibrada.

 

Saiba ter prazer com sua rotina

É preciso entender que uma alimentação equilibrada não significa um dieta em que você não tem prazer de estar à mesa. O intuito é incorporar uma rotina de alimentação capaz de fazer você obter os resultados almejados, conquistar mais saúde, mas também ter prazer em se alimentar bem. Por isso, busque receitas e uma rotina que favoreça a alimentação saudável. Desta forma, voltar à dieta normal após a Páscoa será mais fácil.

 

Fontes consultadas

http://www.abeso.org.br/noticia/pascoa-inspira-cuidados-extras