AGENDE UMA CONSULTA
(51) 3024.4665

Estudo desenvolvido nos Estados Unidos mostrou que pessoas com baixos níveis de vitamina D podem ter aumento do risco de diabetes tipo 2. Conduzido por pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e da Universidade Nacional de Seul, na Coreia do Sul, os cientistas estudaram 903 adultos saudáveis com idade média de 74 anos, entre 1997 e 2009. Os níveis de vitamina D no sangue foram medidos durante esse período, assim como a glicemia em jejum e a tolerância oral a glicose.

Para o estudo, os pesquisadores identificaram o nível mínimo saudável de vitamina D no sangue em 30 nanogramas por mililitro. Apesar de seus benefícios serem comprovados para a saúde, a vitamina D segue como uma incógnita para os cientistas em alguns aspectos, principalmente quando o assunto é a quantidade ideal de consumo. Dois estudos recentes, inclusive, mostram que sua deficiência e seu excesso poderiam aumentar os riscos de diabetes e câncer, respectivamente.

No primeiro estudo, conduzido por pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e da Universidade Nacional de Seul, na Coreia do Sul, os cientistas estudaram 903 adultos saudáveis com idade média de 74 anos, entre 1997 e 2009. Os níveis de vitamina D no sangue foram medidos durante esse período, assim como a glicemia em jejum e a tolerância oral à glicose. Para o estudo, os pesquisadores identificaram o nível mínimo saudável de vitamina D no sangue em 30 nanogramas por mililitro.

Com o passar do tempo, houve 47 novos casos de diabetes e 337 novos casos de pré-diabetes. Um dos autores do estudo, Sue K. Park, disse que os participantes com níveis sanguíneos de vitamina D acima de 30 ng/ml apresentavam um terço do risco de diabetes e aqueles com níveis acima de 50 ng/ml tinham um quinto do risco de desenvolver diabetes”. Pessoas com níveis abaixo de 30 ng/ml foram consideradas deficientes em vitamina D e tinham até cinco vezes mais risco de desenvolver diabetes do que pessoas com níveis acima de 50 ng/ml.

Fonte: Plasma 25-hydroxyvitamin D concentration and risk of type 2 diabetes and pre-diabetes: 12-year cohort study

Sue K. Park, Cedric F. Garland, Edward D. Gorham, Luke BuDoff, Elizabeth Barrett-Connor

Link: http://journals.plos.org/plosone/article?id=10.1371/journal.pone.0193070