AGENDE UMA CONSULTA
(51) 3024.4665

Em 2018, o horário de verão sofreu alterações em sua data de início e já causou confusão para muitos brasileiros. No dia 16 de outubro, muitos usuários do sistema iOS e Android relataram que seus smartphones adiantaram sozinhos em 1 hora. Uma falha fez com que os sistemas atualizassem antes do início do horário de verão.

O horário oficial de verão este ano começou no último domingo, dia 04 de novembro, e encerra no dia 16 de fevereiro de 2019. Independente de quem adora ou não este horário especial, o corpo passa por um período de ambientação com essa mudança no relógio. Por isso, separamos algumas dicas para você por em prática durante o tempo de adaptação.

De acordo com especialistas, o sono é sem dúvida a parte mais afetada durante as trocas de horários. Além disso, dormir bem também ajuda no controle alimentar. Afinal, quando o nosso sono vai mal, a produção de hormônios naturais como a melatonina, responsável por regular o sono e atuar como antioxidante no organismo, podem ser afetados, fazendo com que a dieta seja alterada.

A melhor opção nos primeiros dias é incluir alimentos que podem contribuir para a qualidade de um boa noite de sono. Prefira opções que contenham bastante água em sua composição. O maracujá, por exemplo, é uma boa dica porque contém passiflora, que é relaxante. Já a banana ajuda porque é uma fonte de magnésio e triptofano, substâncias também responsáveis por causar relaxamento.

 

A ingestão de maracujá pode ajudar no relaxamento e na adaptação ao horário de verão. Foto: Pexels

 

Além disso, seguir uma rotina e ter alguns hábitos pré-descanso também melhoram a qualidade do sono. Veja abaixo algumas sugestões para este período de adaptação:

Dicas para adaptação para o sono no horário de verão

 

Para o emagrecimento, o sono é um fator fundamental, mas muitas vezes negligenciado. Principalmente neste período de início do horário de verão, é preciso seguir alguns hábitos, para melhorar a qualidade do sono e, consequentemente, o funcionamento do organismo:

 

1 Desconecte-se pelo menos 30 minutos antes de dormir

Ficar conectado com luz intensa e com brilho, como o da tela do seu celular, atrapalha o sono. Esses estímulos inibem a produção da melatonina, hormônio que indica ao cérebro que está na hora de dormir. Por isso, pelo menos 30 minutos antes de deitar, desconecte-se da tecnologia.

2 Tome um banho morno antes de dormir

Tomar um banho morno antes de dormir favorece o relaxamento do organismo e estimula a secreção da melatonina, o hormônio do sono.

3 Beba uma bebida quente antes de dormir

A bebida quente tem o mesmo efeito do banho: relaxamento e estímulo da melatonina. Experimente bebidas como chá de camomila, mas evite opções com cafeína, que estimulam o organismo.

4. Mantenha uma rotina

Manter uma rotina do sono também é importante para a qualidade do descanso. Estipule um horário para ir à cama e busque seguir todos os dias, para que o organismo se adapte.

 

Fontes consultadas:

https://novo.folhavitoria.com.br/saude/noticia/10/2018/saiba-como-adaptar-a-dieta-ao-horario-de-verao

https://www.bbc.com/portuguese/geral-43090707