Agendamentos/contato - (51) 3024.4665 | (51) 99644.0228 | Porto Alegre contato@marcelaferrao.com.br

Menu
Default Banner Title

Default Banner Subtitle

Efeito da suplementação de prebióticos na dieta de adultos pré-diabéticos

Postado por em Probióticos no dia fevereiro 19, 2015


Estratégias terapêuticas dirigidas a atenuar a inflamação crônica de baixo grau à resistência à insulina são necessárias para prevenir ou retardar o desenvolvimento de diabetes tipo 2 em pessoas suscetíveis à doença. O objetivo de uma pesquisa recente foi determinar o efeito do consumo no período de 12 semanas de um suplemento dietético prebiótico e a sua sensibilidade à insulina.

Os probióticos são produtos farmacêuticos ou alimentares (podem ser encontrados em iogurtes e leites fermentados) que contêm um ou mais micro-organismos vivos, como os lactobacilos e as bifidobactérias. Depois de consumidos, esses “bichinhos” se dirigem principalmente para o trato gastrointestinal e urogenital, estimulando o funcionamento saudável dessas áreas.

Pesquisa

Trinta adultos com pré-diabetes (intolerância à glicose ou glicose em jejum) com idade entre 40-60 anos foram distribuídos aleatoriamente para receber 10 gramas por dia de prebiótico (inulina/oligofrutose) ou 10 gramas (por dia) de placebo (maltodextrina) durante 12 semanas. 

O estudo concluiu que os prebióticos que estimulam seletivamente o crescimento de bactérias benéficas no cólon humano podem oferecer proteção contra a patologia relacionada à idade em pessoas em risco de desenvolver diabetes tipo 2. 

Segundo a endocrinologista Dra. Marcela Ferrão, as intervenções que influenciam a microbiota intestinal humana precisam de uma investigação mais aprofundada, uma vez que os microrganismos têm a capacidade de influenciar na alteração do metabolismo. Bactérias do intestino desempenham um papel importante no sistema imune, na modulação de processos inflamatórios e na  alteração da expressão do gene humano, na regulação da permeabilidade intestinal e na produção de algumas vitaminas e promoção da absorção de minerais.

Fonte: Effect of dietary prebiotic supplementation on advanced glycation, insulin resistance and inflammatory biomarkers in adults with pre-diabetes: a study protocol for a double-blind placebo-controlled randomised crossover clinical trial. Nicole J Kellow1*, Melinda T Coughlan2,3, Gayle S Savige1 and Christopher M Reid1 Kellow et al. BMC Endocrine Disorders 2014 http://www.biomedcentral.com


Related Posts

Porto Alegre

Rua Soledade, 569 - Torre A - Sala 1005
Mãe de Deus Center - Porto Alegre/RS
contato@marcelaferrao.com.br
Agendamentos/contato - (51) 3024.4665 | (51) 99644.0228

Pré-agende a sua consulta, determinando dia e horário de sua preferência. Deixe seu telefone que entraremos em contato para confirmar o seu agendamento. Estacionamento rotativo no prédio.