Agendamentos/contato - (51) 3024.4665 | (51) 99644.0228 | Porto Alegre contato@marcelaferrao.com.br

Menu

Estado nutricional antes e durante a gravidez influenciam na obesidade dos filhos

Postado por em Obesidade no dia agosto 21, 2015


O aumento da obesidade infantil se tornou um grande problema de saúde pública em países emergentes, como nos asiáticos. Estudo desenvolvido pelo Singapore Institute for Clinical Sciences evidencia que a obesidade materna e a superalimentação desempenham um papel chave na desordem metabólica dos filhos depois do nascimento. Isso ocorre, de acordo com o estudo, por meio de alterações na glicose e no metabolismo lipídico e de aminoácidos. O Índice de Massa Corporal (IMC) e o ganho de peso antes e durante a gravidez são determinantes desde a fase intrauterina – fatores que podem ser modificados evitando a obesidade infantil.

Os pesquisadores investigaram se o ganho de peso gestacional (entre 26 e 28 semanas) estão associados à obesidade da prole na primeira infância e se esses efeitos são determinantes para diferentes etnias. O estudo prospectivo foi realizado com mães e filhos orientais, com os quais foram avaliados peso, comprimento e adiposidade (subescapular e dobra de tríceps) mensurados desde o nascimento. A análise foi realizada com 976 recém-nascidos chineses, malaios e indianos. As mães tinham, em média, 30 anos de idade, estatura média de 158,2 centímetros e IMC de 22,7 kg.

Segundo a endocrinologista Dra. Marcela Ferrão, o excesso de peso durante a gestação pode interferir na genética, ou seja, o fator epigenético, contribui para a predisposição à obesidade. Ela explica que apesar do bom controle dos pais até os dois anos de idade, os estudos ainda são inconclusivos para definir a reversibilidade nos casos alterados.

Fonte:

Ethnic differences in effects of maternal prepregnancy and pregnancy adiposity on offspring size and adiposity

Xinyi Lin1 , Izzuddin M. Aris2 , Mya Thway Tint3 , Shu E Soh2,4, Keith M. Godfrey5 , George Seow-Heong Yeo6 , Kenneth Kwek6 , Jerry Kok-Yen Chan7, Peter D Gluckman1,8, Yap Seng Chong1,3, Fabian Yap9 , Joanna D Holbrook1,10, Yung Seng Lee1,2,11, on behalf of the GUSTO study group.


Related Posts

Porto Alegre

Rua Soledade, 569 - Torre A - Sala 1005
Mãe de Deus Center - Porto Alegre/RS
contato@marcelaferrao.com.br
Agendamentos/contato - (51) 3024.4665 | (51) 99644.0228

Pré-agende a sua consulta, determinando dia e horário de sua preferência. Deixe seu telefone que entraremos em contato para confirmar o seu agendamento. Estacionamento rotativo no prédio.