Agendamentos/contato - (51) 3024.4665 | (51) 99644.0228 | Porto Alegre contato@marcelaferrao.com.br

Menu

Estudo identifica seis grupos de pessoas obesas

Postado por em Obesidade no dia maio 09, 2015


Estudo desenvolvido pela Universidade de Sheffield, Reino Unido, identificou seis subgrupos de indivíduos obesos com base na investigação do comportamento e as variáveis ​​demográficas dos indivíduos. O objetivo é adequar as estratégias de gestão de acordo com os subgrupos que os pacientes pertencem. Os investigadores encontraram a maior variação em condições tais como acidente vascular cerebral, ansiedade e depressão entre os subgrupos – o que sugere que estes foram importantes na diferenciação entre tipos de indivíduos obesos.

De acordo com o coordenador da pesquisa, Dr Mark Green, as pessoas com obesidade podem ser muito diferentes, com nuances importantes, sendo necessário pensar sobre a complexidade que envolve esse cenário e como conduzir em políticas públicas de saúde. O médico acrescentou que foi a primeira vez que aconteceu uma pesquisa com base na divisão de seis grupos de pessoas com obesidade, investigando características de saúde e comportamentais.

O estudo publicado nesse mês de abril, no Journal of Public Health  identificou os seis grupos de pessoas obesas: mulheres mais jovens e saudáveis, homens jovens que consumiam muita bebida alcoólica, indivíduos ansiosos e descontentes com a sua vida, pessoas mais velhas que apesar da idade viviam eram realizadas e felizes, idosos saudáveis e indivíduos com problemas de saúde.

Segundo Dr. Green, a partir desses seis grupos é possível desenvolver estratégias de gestão e promoção de saúde, observando as características de cada grupo, que respondem de forma diferente aos tratamentos.

Para o médico Dr. Matthew Capehorn, diretor clínico do Fórum Nacional de Obesidade do Reino Unido, a gestão de peso não é tão eficaz quanto à abordagem individualizada para cada tipo de paciente. “É difícil enquadrar meus pacientes nestes seis grupos”.

A endocrinologista Dra. Marcela Ferrão comenta a importância de individualizar o tratamento para cada pessoa, incluindo as razões pelas quais elas se tornaram obesas e as dificuldades encontradas para a perda e manutenção do peso. Para tanto, ela acredita ser fundamental a existência de políticas públicas de saúde envolvendo a população com sobrepeso e obesidade.

Fonte: Who are the obese? A cluster analysis exploring subgroups of the obese/ J Public Health (Oxf). Published online April18,2015

  1. M.A. Green, Research Associate1,
  2. M. Strong, Senior Clinical Lecturer1,
  3. F. Razak, Bell Postdoctoral Fellow2,
  4. S.V. Subramanian, Professor of Population Health and Geography3,
  5. C. Relton, Research Fellow1 and
  6. P. Bissell, Professor of Public Health1

Link para o artigo:

http://jpubhealth.oxfordjournals.org/content/early/2015/04/16/pubmed.fdv040.abstract

 


Related Posts

Porto Alegre

Rua Soledade, 569 - Torre A - Sala 1005
Mãe de Deus Center - Porto Alegre/RS
contato@marcelaferrao.com.br
Agendamentos/contato - (51) 3024.4665 | (51) 99644.0228

Pré-agende a sua consulta, determinando dia e horário de sua preferência. Deixe seu telefone que entraremos em contato para confirmar o seu agendamento. Estacionamento rotativo no prédio.