Agendamentos/contato - (51) 3024.4665 | (51) 99644.0228 | Porto Alegre contato@marcelaferrao.com.br

Menu

Estudo investiga efeitos da reposição hormonal na redução da massa gorda

Postado por em Sem categoria no dia abril 06, 2017


Um estudo apresentado durante o Congresso Mundial de Osteoporose, Osteoartrite e Doenças Musculoesqueléticas, em março de 2017, em Florença, na Itália, mostrou que a interrupção da terapia hormonal (THM) no período da menopausa por longo período, não preserva o nível de redução da massa gorda nas pacientes. A THM consiste na administração dos esteroides sexuais femininos tipicamente em deficiência após a menopausa. O excesso de gordura visceral estaria associado ao desenvolvimento de doenças metabólicas, tais como diabetes mellitus, hipertensão arterial sistêmica, dislipidemias e aumento do risco de eventos cardiovasculares. Embora existam controvérsias, evidências apontam que a terapia hormonal da menopausa pode amenizar este quadro.

Pesquisadores do Hospital Universitário de Lausanne, na Suíça, realizaram um estudo transversal usando dados de 1.500 mulheres, na faixa entre 50 e 80 anos, com a finalidade de determinar a correlação entre a terapia hormonal e as alterações nos tecidos adiposo e magro. Os pesquisadores constataram também que essas pacientes apresentavam fatores de risco para osteoporose.

Os investigadores avaliaram o uso de reposição hormonal das participantes por meio de questionário. A composição corporal foi avaliada utilizando a técnica de densitometria por emissão de Raios X de dupla energia (DXA) em um subgrupo de 1.094 participantes. Os 972 restantes foram divididos em três grupos e se constatou que:

– Os resultados de todos os grupos foram ajustados pela idade, sendo que a massa gorda total foi menor no grupo de usuários que utilizam a terapia hormonal e maior no grupo de usuários que haviam parado com a reposição.

– Não houve diferença na massa de gordura ginoide (chamada de obesidade baixa, periférica ou glúteo-femoral) das mulheres avaliadas, mas ocorreu uma diminuição acentuada da gordura intravisceral no grupo das usuárias de reposição hormonal, em comparação aos outros grupos que nunca fizeram reposição ou deixaram de utilizar as substâncias. Os pesquisadores constataram que a terapia de reposição hormonal na menopausa está associada a menos casos de adiposidade devido à redução na massa de gordura androide.

Reference

Papadakis G, Hans DH, Vollenweider P, Waeber G, Marques-Vidal P, Lamy O. Menopausal hormone therapy is associated with reduced fat mass and in particular a significant decrease of intravisceral abdominal fat: the OsteoLaus cohort. Abstract P838. Presented at: 2017 World Congress on Osteoporosis, Osteoarthritis and Musculoskeletal Diseases. March 23-26, 2017; Florence, Italy.

Link: http://bit.ly/2oNaWTg

 


Related Posts

Porto Alegre

Rua Soledade, 569 - Torre A - Sala 1005
Mãe de Deus Center - Porto Alegre/RS
contato@marcelaferrao.com.br
Agendamentos/contato - (51) 3024.4665 | (51) 99644.0228

Pré-agende a sua consulta, determinando dia e horário de sua preferência. Deixe seu telefone que entraremos em contato para confirmar o seu agendamento. Estacionamento rotativo no prédio.