Agendamentos/contato - (51) 3024.4665 | (51) 99644.0228 | Porto Alegre contato@marcelaferrao.com.br

Menu

Estudo mostra que ingerir muito sal aumenta o risco de doenças cardíacas

Postado por em Sal no dia Março 06, 2018


Uma pesquisa britânica comprova que ingerir mais do que 8,5 gramas de sal diariamente faz com que o coração trabalhe mais e aumenta o risco de doenças cardíacas. Os pesquisadores constataram que a pressão arterial elevada associada ao consumo exagerado de sal afeta mais de um em cada quatro adultos no Reino Unido. Segundo o médico britânico Queenie Chan do Imperial College, de Londres, e um dos principais líderes do estudo ter uma dieta com baixo teor de sal é fundamental – mesmo que sua dieta seja saudável e equilibrada”, enfatizou. Isso inclui exigir aos fabricantes de alimentos tomem medidas para reduzir o sal em seus produtos.

A recomendação é que adultos ingiram até seis gramas de sal por dia — o que é facilmente excedido se as pessoas comerem alimentos industrializados.

Os pesquisadores, que também incluíram cientistas da Universidade Northwestern, analisaram os dados do estudo conhecido pelo nome de INTERMAP, que investigou as dietas de 4.680 pessoas entre 40 e 59 anos dos EUA, Reino Unido, Japão e China entre 1997 e 1999. Duas amostras de urina foram retiradas dos participantes do estudo ao longo de quatro dias.

Essas amostras foram avaliadas quanto aos níveis de sódio e potássio. O potássio está presente em grandes quantidades em vegetais verdes e de folhas, e tem sido associado à pressão sanguínea mais baixa. As dietas globais dos participantes do estudo também foram analisadas.

Duas colheres de chá de sal danificam o coração
Em agosto do ano passado, pesquisadores sugeriram que a ingestão de apenas duas colheres de chá de sal por dia ou 3,73 gramas, já danifica o coração.

Pesquisas sugerem que, quando há pressão arterial elevada, o coração aumente de tamanho e sobrecarregue sua função de bombear o sangue.Também comprovaram que a alta ingestão de sal tensiona os músculos do coração, aumentando sua taxa de batimentos cardíacos.

Logo, entenderam que o impacto do sal na pressão sanguínea está associado a ataques cardíacos, acidentes vasculares cerebrais e doenças renais.

Fonte: http://bit.ly/2tjpIHK

Link para o estudo: http://bit.ly/2oUrXMb

Relation of Dietary Sodium (Salt) to Blood Pressure and Its Possible Modulation by Other Dietary Factors.
The INTERMAP Study
Jeremiah Stamler, Queenie Chan, Martha L. Daviglus, Alan R. Dyer, Linda Van Horn, Daniel B. Garside, Katsuyuki Miura, Yangfeng Wu, Hirotsugu Ueshima, Liancheng Zhao, Paul Elliott, for the INTERMAP Research Group.


Related Posts

Porto Alegre

Rua Soledade, 569 - Torre A - Sala 1005
Mãe de Deus Center - Porto Alegre/RS
contato@marcelaferrao.com.br
Agendamentos/contato - (51) 3024.4665 | (51) 99644.0228

Pré-agende a sua consulta, determinando dia e horário de sua preferência. Deixe seu telefone que entraremos em contato para confirmar o seu agendamento. Estacionamento rotativo no prédio.