Agendamentos/contato - (51) 3024.4665 | (51) 99644.0228 | Porto Alegre contato@marcelaferrao.com.br

Menu

Estudo mostra que nível de melatonina tem relação com a função cognitiva e os sintomas depressivos

Postado por em Melatonina no dia junho 27, 2015


Estudo mostra que pacientes com demência ou depressão apresentam níveis reduzidos de melatonina. A melatonina, um hormônio produzido pela glândula pineal, diminui com a idade e influi sobre o ritmo sazonal e circadiano, sobre o ciclo sono-vigília e sobre a reprodução. Apresenta um padrão de secreção dia-noite, sensível a luminosidade, com início de elevação no início da noite e queda no final. Nesta investigação com 1.100 idosos o objetivo foi determinar a relação entre os níveis fisiológicos de melatonina e a função cognitiva e os sintomas depressivos.

Os resultados mostraram prevalência de comprometimento cognitivo e humor deprimido por baixa na melatonina. Foram usadas medidas como exame de urina, exame do estado mental dos pacientes, além de escala para verificar o índice de depressão geriátrica, como índices de níveis fisiológicos de melatonina, função cognitiva e sintomas depressivos, respectivamente.

Para a endocrinologista Dra. Marcela Ferrão, esse estudo procurou demostrar que a insônia e o menor tempo de sono atrapalham o ciclo circadiano, desregulando os níveis de cortisol, que pela manhã alcançam seu maior pico entre as 7-9h e não à meia-noite.

CONCLUSÃO

Houve associação significativa de níveis mais elevados de melatonina com a menor prevalência do comprometimento cognitivo e humor deprimido. Fatores que com grande frequência estavam presentes em uma grande população de idosos. A associação entre os níveis de melatonina fisiológicos e função cognitiva dos sintomas depressivos foi independente.

Physiological Levels of Melatonin Relate to Cognitive Function and Depressive Symptoms: The HEIJO-KYO Cohort

Kenji Obayashi*Keigo Saeki*Junko IwamotoNobuhiro ToneKunihiko Tanaka,Hiroshi KataokaMasayuki Morikawa, and Norio Kurumatani
Published Online: June 08, 2015

 


Related Posts

Porto Alegre

Rua Soledade, 569 - Torre A - Sala 1005
Mãe de Deus Center - Porto Alegre/RS
contato@marcelaferrao.com.br
Agendamentos/contato - (51) 3024.4665 | (51) 99644.0228

Pré-agende a sua consulta, determinando dia e horário de sua preferência. Deixe seu telefone que entraremos em contato para confirmar o seu agendamento. Estacionamento rotativo no prédio.