Agendamentos/contato - (51) 3024.4665 | (51) 99644.0228 | Porto Alegre contato@marcelaferrao.com.br

Menu

Estudo mostra que o alto teor de gordura faz com que as pessoas comam mais

Postado por em Gordura corporal no dia julho 17, 2015


Pesquisadores da Universidade da Georgia, da Universidade de Binghamton e da Washington State University descobriram que a ingestão de alimentos com alto teor de gordura muda rapidamente os circuitos cerebrais responsáveis por nos dar a sensação de saciedade. Com isso, a chance de comer além da conta aumenta, e se torna o caminho mais curto para o sobrepeso.

Os cientistas observaram essa mudança ao introduzirem alimentos ricos em açúcar e gordura na alimentação de ratos de laboratório. Com a nova dieta, a quantidade de bactérias localizada no intestino dos bichanos aumentou, enquanto a de nutrientes diminuiu. O resultado disso foi o surgimento de inflamações que atingiram as células nervosas responsáveis por ‘avisar’ ao cérebro que estamos satisfeitos com o que comemos.

“O cérebro é alterado pela ingestão de alimentos não saudáveis. Isso induz a uma inflamação nas regiões do cérebro responsáveis pelo comportamento alimentar, o que pode alterar a sinalização de saciedade”, explicou Krzysztof Czaja, professor de neuroanatomia da Faculdade de Medicina da Universidade da Georgia.

“Quando começamos a alimentar os ratos com uma dieta diferente, houve um efeito imediato. De repente, diferentes nutrientes estavam deixando o microambiente no intestino e algumas bactérias começaram a surgir em demasia. Algumas bactérias sensíveis começaram a morrer e a desaparecer. Essa mudança significativa no microambiente intestinal desencadeou uma cascata de situações que levam a esse aumento da população de bactérias”, completa.

Estudos com microbiota intestinal estão no topo das pesquisas e se mostram uma perspectiva futura no tratamento da obesidade. Muitos estudos ainda serão feitos.

Research: Diet-induced obesity is associated with a change in the intestinal microbiota, activation of microglia, and reorganization of the nucleus of the solitary tract.

Lead Author: Krzysztof Czaja, Department of Veterinary Biosciences and Diagnostic Imaging, University of Georgia, Athens, GA

Julho, 2015

 

Link: http://www.ssib.org/web/press.php

 


Related Posts

Porto Alegre

Rua Soledade, 569 - Torre A - Sala 1005
Mãe de Deus Center - Porto Alegre/RS
contato@marcelaferrao.com.br
Agendamentos/contato - (51) 3024.4665 | (51) 99644.0228

Pré-agende a sua consulta, determinando dia e horário de sua preferência. Deixe seu telefone que entraremos em contato para confirmar o seu agendamento. Estacionamento rotativo no prédio.