Agendamentos/contato - (51) 3024.4665 | (51) 99644.0228 | Porto Alegre contato@marcelaferrao.com.br

Menu

Estudo mostra que obesidade pode causar pelo menos 11 tipos de câncer

Postado por em Obesidade no dia março 16, 2017


 

Recente estudo publicado no periódico British Medical Journal revela que existem evidências de associação entre a obesidade e 11 tipos de câncer, como os tumores do trato digestivo e as neoplasias relacionadas com os hormônios nas mulheres. De acordo com a principal autora do estudo, Dra. Maria Kyrgiou, do Departamento de Cirurgia e Câncer do Imperial College London, no Reino Unido, outras associações poderiam também ser verdadeiras, mas há incerteza sobre elas. Este novo estudo é conhecido como “síntese de revisões sistemáticas” ou metacomentário, porque avalia as meta-análises e as revisões sistemáticas já existentes.

A conclusão dessa síntese vai ao encontro do relatório desenvolvido em 2016 pela International Agency for Research on Cancer (IARC), que encontrou associações com outros tipos de câncer (como o câncer hepático, de tireoide e de ovário). A conclusão inevitável a partir destes dados é que a prevenção do excesso de peso no adulto pode reduzir o risco de câncer. Os pesquisadores destacam que os médicos – especialmente os que trabalham no atendimento primário – podem ser uma força poderosa para reduzir o ônus do câncer relacionado à obesidade, dado o papel deles no rastreamento e na prevenção das doenças.

Meta-análise

Para chegar a tal conclusão os pesquisadores fizeram uma ampla revisão nos estudos já existentes sobre o tema. Um modelo estatístico permitiu avaliar 95 análises que associavam sete diferentes índices de obesidade ao risco de se desenvolver ou morrer de 36 tipos de câncer e seus subtipos.

Eles descobriram que apenas 13% das análises apresentavam evidências fortes de associação entre câncer e obesidade. Nesses estudos, o excesso de peso foi associado ao risco de se desenvolver câncer de esôfago, cólon e reto em homens; de endométrio em mulheres antes da menopausa e de mama em mulheres após a menopausa; e de rins, via biliar, pâncreas e mieloma múltiplo em ambos os sexos.

Dessa forma, não há evidências conclusivas de que a obesidade causa tipos de câncer como o de tireoide, fígado, próstata, pulmão, pele, leucemia , dentre outros. O estudo afirma que como a obesidade se torna um dos maiores problemas de saúde pública em todo o mundo, as fortes evidências da associação entre obesidade e câncer podem permitir uma seleção apurada de pessoas em alto risco para estratégias de prevenção.

Fonte:

Adiposity and cancer at major anatomical sites: umbrella review of the literature

BMJ 2017; 356 doi: https://doi.org/10.1136/bmj.j477 (Published 28 February 2017)Cite this as: BMJ 2017;356:j477

Link: http://www.bmj.com/content/356/bmj.j477

 


Related Posts

Porto Alegre

Rua Soledade, 569 - Torre A - Sala 1005
Mãe de Deus Center - Porto Alegre/RS
contato@marcelaferrao.com.br
Agendamentos/contato - (51) 3024.4665 | (51) 99644.0228

Pré-agende a sua consulta, determinando dia e horário de sua preferência. Deixe seu telefone que entraremos em contato para confirmar o seu agendamento. Estacionamento rotativo no prédio.