Agendamentos/contato - (51) 3024.4665 | (51) 99644.0228 | Porto Alegre contato@marcelaferrao.com.br

Menu

Estudo mostra que quem é casado tem maior tendência a engordar

Postado por em Obesidade no dia julho 07, 2016


Que o casamento faz bem à saúde já se sabe: a ciência aponta que viver com um parceiro reduz o risco de doenças cardiovasculares e respiratórias, melhora a qualidade de vida e reduz o estresse. Mas, quando se trata de manter o corpo em forma, são os solteiros que ganham – ainda que a alimentação deles não seja das melhores.

Um novo estudo, publicado no “Journal of Family Issues”, concluiu que, em geral, solteiros e divorciados são mais magros do que pessoas casadas. A pesquisa se baseou em dados de entrevistas realizadas com norte-americanos ao longo de duas décadas, a partir de 1979. A hipótese do pesquisador Jay D. Teachman, professor de sociologia na Western Washington University, é que as pessoas descompromissadas têm um incentivo importante: o mercado da paquera.

Especialistas atestam que o desejo de encontrar alguém para chamar de seu é, sim, um dos motivos que levam muitos recém-divorciados e solteiros ao consultório. Mas por que os casados têm mais tendência a engordar? O grande responsável, afirmam, são as mudanças no estilo de vida.

Além disso, enquanto os solteiros costumam ter tempo para a atividade física e encaram o jantar como mais uma refeição do dia, depois do casamento é comum deixar a malhação de lado para ficar em casa com o marido ou a mulher. O jantar também muda, porque é a refeição que eles fazem juntos. Passa a ser a melhor hora do dia, que o casal tenta prolongar repetindo a comida, bebendo um vinho.

Os casados que desejam retomar a boa forma não devem perder a esperança, mas aproveitar a companhia para reverter a situação juntos. Se um faz dieta, e o outro não, é um problema. Sempre o que quer emagrecer acaba seguindo o que não quer.

Outro estudo publicado na revista “Nutrition Reviews”, avaliou 41 pesquisas para descobrir as diferenças na alimentação de adultos que vivem sozinhos e que moram com uma ou mais pessoas e concluiu que quem mora só costuma ter uma alimentação menos variada. Os homens solitários são ainda mais inclinados aos maus hábitos que as mulheres, segundo a pesquisa.

Dicas para não engordar depois de casar:

1. Mude o menu!

Nada de pizzas e fast food entregues ao domicílio! Se ainda não tiver esse hábito, comece a cozinhar em casa,. E não se deixe cai em tentação por receitas cheias de natas, carboidratos e afins. Experimente pratos novos e saudáveis! E quando for com a sua cara-metade ao seu restaurante favorito, invistam em pratos mais leves e equilibrados! Em vez de comer entrada, prato principal e sobremesa, escolha só prato principal e entrada ou prato principal e sobremesa, por exemplo. Criem novos hábitos alimentares juntos.

2. Passeie aos fins-de-semana

Troque os almoços calóricos e as tardes de cinema por passeios de bicicleta ou caminhadas. Combine os seus programas culturais e as saídas para jantar com programas que envolvem alguma atividade física!

3. Cuidado com o álcool e com o excesso de sobremesas

Deixe para beber um espumante, vinho ou cerveja nos fins de semana ou durante uma celebração especial. O mesmo se aplica à sobremesa. Não coma uma todos os dias. Em vez disso, comece a comer mais fruta fresca. Ou então experimente os chás detox. Estão na moda, são saborosos e ajudam o seu organismo a livrar-se da impurezas.

4. Fujam do sofá

Domingos passados no sofá ao lado da sua cara-metade para assistir um filme é bom! Mas duas, três, quatro horas de sofá por dia só pode dar mau resultado. E uma vida de ócio não faz bem nem à sua autoestima, nem à sua saúde.

5. Façam compras juntos e cozinhem em casa

Uma boa ideia é começar a levar a sua cara-metade nas suas idas ao supermercado ou as feiras de bairro. Olhem juntos para as bancadas de fruta e verduras e planejem os pratos deliciosos que podem fazer com estes ingredientes. Combinem menus originais, desafiem-se em concursos de culinária. Aprendam a economizar comendo mais legumes e menos carboidratos, mais fruta e menos açúcar.

6. Cultivem hobbies individuais

Só porque você está casado (a), isso não significa que tudo o que faça seja para fazer a dois. É muito importante que cada um, depois de casado, continue com uma vida individual. Sair com amigos, ir à academia, tudo o que fazia antes de ser casada, não deixe de fazer.

Fonte:

Body Weight, Marital Status, and Changes in Marital Status

  1. Jay Teachman1
  1. 1Western Washington University, Bellingham, WA, USA
  1. Jay Teachman, Department of Sociology, Western Washington University, 516 High Street, Bellingham, WA 98225-9081, USA.

Link: http://jfi.sagepub.com/content/37/1/74.abstract

 


Related Posts

Porto Alegre

Rua Soledade, 569 - Torre A - Sala 1005
Mãe de Deus Center - Porto Alegre/RS
contato@marcelaferrao.com.br
Agendamentos/contato - (51) 3024.4665 | (51) 99644.0228

Pré-agende a sua consulta, determinando dia e horário de sua preferência. Deixe seu telefone que entraremos em contato para confirmar o seu agendamento. Estacionamento rotativo no prédio.