Agendamentos/contato - (51) 3024.4665 | (51) 99644.0228 | Porto Alegre contato@marcelaferrao.com.br

Menu

Estudo mostra que suplementos de ômega-3 promove perda de peso somente a curto prazo

Postado por em Obesidade no dia fevereiro 13, 2015


Um estudo publicado no British Journal of Nutrition investigou se o omega-3 combinado com uma dieta de baixa energia e perda de peso faz a   manutenção e melhora dos níveis de lipídios no sangue e dos medidores inflamatórios em pessoas obesas. A equipe de pesquisadores liderados pelo professor Manohar Garg do Grupo de Pesquisa da Universidade de Newcastle, na Austrália, descobriu que a suplementação com omega-3, de três a seis vezes por dia, resultou na perda de peso somente até a 14ª semana de testes.

A suplementação com com omega-3 não teve efeito significativo na perda de peso após a 14ª semana. Isso significa, de acordo com os pesquisadores, que os potenciais benefícios de omega-3, antes da implementação de um programa de perda de peso merece uma análise mais aprofundada.

Destaques da pesquisa

Os pesquisadores deram a um grupo de 40 homens e mulheres placebo ou suplemento que contém omega-3, seis vezes por dia, num estudo duplo-cego controlado. O principal objetivo foi investigar se o omega-3 ajudaria na perda de peso quando administrado como suplemento durante uma dieta de perda de peso.

Para isso foi essencial que a dieta fosse controlada. A ingestão de energia foi a mais semelhante possível para permitir a medição do efeito. A equipe relatou que a suplementação a curto prazo com óleo de peixe melhorou o perfil metabolico dos participantes para o período do estudo, mas teve pouca influencia na perda de peso.

Eles observaram que houve uma diminuição significativa da massa gorda para o grupo que consumiu a suplementação com ômega 3 durante as primeiras 14 semanas de análise. No entanto, quando comparado com o grupo que recebeu  placebo, a diferença era modesta.

Para a endocrinologista Dra. Marcela Ferrão, embora seja possível que essa diferenca de massa de gordura possa ser atribuída à suplementação com omega-3, ainda é necessário investigar uma mostra maior de pessoas, assim como o período de análise.

Fonte: Prior supplementation with long chain omega-3 polyunsaturated fatty acids promotes weight loss in obese adults: a double-blinded randomised controlled trial, 2013. Irene A. Munro and   Manohar L. Garg

 


Related Posts

Porto Alegre

Rua Soledade, 569 - Torre A - Sala 1005
Mãe de Deus Center - Porto Alegre/RS
contato@marcelaferrao.com.br
Agendamentos/contato - (51) 3024.4665 | (51) 99644.0228

Pré-agende a sua consulta, determinando dia e horário de sua preferência. Deixe seu telefone que entraremos em contato para confirmar o seu agendamento. Estacionamento rotativo no prédio.