Agendamentos/contato - (51) 3024.4665 | (51) 99644.0228 | Porto Alegre contato@marcelaferrao.com.br

Menu

Estudo mostra que tecnologia fitness não auxilia na perda de peso

Postado por em Peso no dia dezembro 01, 2016


Estudo realizado entre 2010 e 2012 pela equipe do Centro de Pesquisa de Atividade Física e Gerenciamento de Peso da Universidade de Pittsburgh, nos EUA, constatou que usar equipamentos “wearable” (termo que significa tecnologias para vestir) como dispositivos que contabilizam o número de passos, as calorias queimadas ou os batimentos cardíacos, são menos eficazes para a perda de peso do que seguir um plano de dieta e exercícios que não usam esse recurso digital.

A recente pesquisa publicada pelo Journal of the American Medical Association (JAMA) mostra que aqueles que não usaram nenhuma tecnologia fitness durante o tempo de investigação perderam mais peso do que aqueles que contaram com o auxílio desses recursos. Os integrantes do primeiro grupo perderam em média 6 kg cada, enquanto os do segundo grupo perderam 3,5 kg no mesmo intervalo de tempo. Os pesquisadores acreditam que os seguidores da tecnologia fitness tornam-se excessivamente dependentes dos equipamentos, adquirindo uma falsa sensação de segurança que os impede de progredir.

Os pesquisadores acompanharam durante dois anos 470 pessoas com excesso de peso, com idades entre 18 a 35 anos. Os voluntários seguiam uma dieta baixa em calorias, um plano de exercícios regular e sessões semanais de acompanhamento. Ao fim de seis meses o grupo foi dividido: metade recebeu um aparelho “wearable” para auxiliar no processo, enquanto a outra metade do grupo não aderiu a nenhuma tecnologia. No final, concluiu-se que havia diferenças significativas de peso entre os dois grupos.

Porem, os autores da pesquisa afirmam que as pessoas não precisam abandonar a tecnologia, mas salientam que para perder peso é necessário mais que os recursos dos dispositivos fitness. De acordo com informações veiculadas no jornal “The Guardian”, um porta-voz da Fitbit afirmou que durante o estudo foram utilizados equipamentos limitados apenas para recolher dados automáticos. Porém, hoje existem dispositivos “wearable” mais modernos que oferecem mais informações e em tempo real e que, portanto, se tornam mais úteis e eficazes. 

Fonte: Jakicic JM, Davis KK, Rogers RJ, et al. Effect of wearable technology combined with a lifestyle intervention on long-term weight loss the IDEA randomized clinical trial. JAMA. 2016

Link: http://bit.ly/2gMHmZl

 


Related Posts

Porto Alegre

Rua Soledade, 569 - Torre A - Sala 1005
Mãe de Deus Center - Porto Alegre/RS
contato@marcelaferrao.com.br
Agendamentos/contato - (51) 3024.4665 | (51) 99644.0228

Pré-agende a sua consulta, determinando dia e horário de sua preferência. Deixe seu telefone que entraremos em contato para confirmar o seu agendamento. Estacionamento rotativo no prédio.