Agendamentos/contato - (51) 3024.4665 | (51) 99644.0228 | Porto Alegre contato@marcelaferrao.com.br

Menu

Estudo mostra relação entre obesidade sarcopênica e depressão em adulto

Postado por em depressão no dia dezembro 30, 2015


Um estudo publicado no International Journal of Obesity examinou o papel da obesidade sarcopênica como um fator de risco para o surgimento de sintomas depressivos em adultos. Os pesquisadores avaliaram a força de preensão manual em pacientes obesos e não obesos e concluíram que sua redução foi associada ao maior risco de sintomas depressivos em participantes obesos.

A sarcopenia é uma síndrome caracterizada pela perda progressiva e generalizada da força e massa muscular, que ocorre em consequência do envelhecimento. Assim, quando a sarcopenia está associada ao aumento de massa gorda em decorrência da obesidade, trata-se da obesidade sarcopênica.

O objetivo deste estudo longitudinal foi examinar o papel da obesidade sarcopênica como fator de risco para o recém surgimento de sintomas depressivos em uma amostra ampla de idosos. Uma vez que o músculo esquelético é conhecido por ter um papel importante em várias respostas metabólicas, surgiu a hipótese de que a sarcopenia pode afetar adversamente a função mental via mecanismos metabólicas e endócrinos.

Ainda não há um consenso sobre a definição de “obesidade sarcopênica”. De fato, a prevalência de obesidade sarcopênica depende das definições utilizadas. A pesquisa demonstrou pela primeira vez a associação entre sarcopenia e o início dos novos sintomas depressivos em pacientes obesos. Porém, mais pesquisas são necessárias para determinar se as intervenções para manter a qualidade do músculo reduziriam o risco de depressão em adultos idosos obesos.

Fonte:

Sarcopenic obesity and risk of new onset depressive symptoms in older adults: English Longitudinal Study of Ageing.

M Hamer1, G D Batty1 and M Kivimaki1

1Department of Epidemiology and Public Health, University College London, London, UK

Received 18 March 2015; Revised 12 June 2015; Accepted 22 June 2015

Accepted article preview online 30 June 2015; Advance online publication 8 September 2015

Link para estudo: http://bit.ly/1ICr0PI

 


Porto Alegre

Rua Soledade, 569 - Torre A - Sala 1005
Mãe de Deus Center - Porto Alegre/RS
contato@marcelaferrao.com.br
Agendamentos/contato - (51) 3024.4665 | (51) 99644.0228

Pré-agende a sua consulta, determinando dia e horário de sua preferência. Deixe seu telefone que entraremos em contato para confirmar o seu agendamento. Estacionamento rotativo no prédio.