Agendamentos/contato - (51) 3024.4665 | (51) 99644.0228 | Porto Alegre contato@marcelaferrao.com.br

Menu

Estudo revela que o brócolis melhora o controle do diabetes tipo 2

Postado por em Diabetes tipo 2 no dia setembro 07, 2017


Um estudo sueco mostrou que o sulforafano, substância presente nos vegetais crucíferos, como o brócolis, conseguiu melhorar o controle do diabetes tipo 2 (DM2), que ocorre quando o organismo apresenta uma resistência à ação da insulina, ou seja, quando a insulina falha na sua função de regular os níveis de glicose no sangue (glicemia). Normalmente, a insulina controla a glicemia promovendo a entrada de glicose nas células e inibindo a produção de glicose pelo fígado.

Como consequência, no DM2, ocorre o aumento da produção de glicose pelo fígado que pode chegar a 60 vezes o normal. Mais do que a dieta, essa produção exagerada é a principal causa do açúcar elevado no sangue que ocorre no diabetes. Além disso, a ação deficiente da insulina resulta num excesso de atividade de cerca de cinquenta genes, responsáveis pela fabricação das enzimas que promovem a produção de glicose a partir das gorduras ou proteínas, em um processo denominado neoglicogênese.

Pesquisadores da Universidade de Gotemburgo, na Suécia, investigaram substâncias que fossem capazes de inibir estes genes. Após testar 3.852 drogas diferentes, descobriram que o sulforafano tinha esta propriedade. Inicialmente, os pesquisadores testaram o efeito do sulforafano em células de fígado e constataram uma diminuição da produção de glicose de 41%.

A seguir, administraram a droga a camundongos e ratos, nos quais o diabetes havia sido induzido por uma dieta rica em frutose e gorduras, e constataram que o sulforafano diminuía os níveis de glicose nos animais com a mesma eficiência que a metformina. Vale lembrar que a metformina é o medicamento mais amplamente utilizado para tratar o DM2.

Extrato de brócolis

Animados por estes resultados e sabedores que o sulforafano está presente de modo abundante nos vegetais da família das crucíferas, como o brócolis, resolveram preparar cápsulas com extrato de brócolis e testá-las em um estudo clínico. Neste ensaio foram incluídos 97 pacientes diabéticos. Neste grupo havia 17 pacientes que além do diabetes tinham obesidade. Estes pacientes estavam em tratamento com a metformina.

Após 12 semanas de tratamento diário com o extrato de brócolis, os pacientes melhoraram o controle do diabetes sem nenhum efeito colateral importante. Agora, os investigadores planejam outro estudo clínico, administrando o extrato de brócolis a pacientes com pré-diabetes que estão evoluindo para o diabetes, mas ainda estão sem medicação, para estudar o efeito do extrato de brócolis quando utilizado isoladamente. Também planejam disponibilizar as cápsulas de extrato de brócolis para sua utilização como alimento funcional.

Referência

Nature Reviews Endocrinology 13, 437 (2017) doi:10.1038/nrendo.2017.86

Published online 30 June 2017

Link artigo científico: http://go.nature.com/2xQJWpQ

 


Related Posts

Porto Alegre

Rua Soledade, 569 - Torre A - Sala 1005
Mãe de Deus Center - Porto Alegre/RS
contato@marcelaferrao.com.br
Agendamentos/contato - (51) 3024.4665 | (51) 99644.0228

Pré-agende a sua consulta, determinando dia e horário de sua preferência. Deixe seu telefone que entraremos em contato para confirmar o seu agendamento. Estacionamento rotativo no prédio.