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Estudo sugere que o estresse pode anular os benefícios de uma dieta saudável

Postado por em Estresse no dia dezembro 30, 2016


Um novo estudo sugere que eventos estressantes podem impedir os benefícios do consumo de gorduras saudáveis (monoinsaturadas) como, por exemplo, as contidas no azeite de oliva, nas nozes e castanhas. Os pesquisadores do Ohio State Wexner Medical Center procuraram compreender a relação entre o estresse, a dieta e os marcadores inflamatórios mensuráveis ​​na corrente sanguínea. Os cientistas acreditam que a inflamação crônica está ligada a problemas de saúde como doenças cardíacas, diabetes e artrite reumatoide.

Foram recrutadas 58 mulheres saudáveis ​​para um café da manhã em dois dias diferentes. Uma das refeições era rica em gordura saturada e a outra à base de uma farinha de óleo de girassol. Elas também responderam a um questionário sobre os tipos de eventos que causaram estresse no dia anterior.

Durante o período do estudo, amostras do sangue das mulheres foi extraído várias vezes e os pesquisadores se fixaram em dois marcadores de inflamação e dois marcadores que preveem maior chance de formação de placas nas artérias.

Após a refeição com gordura saturada, os quatro marcadores nocivos foram maiores do que no caso do consumo da farinha de óleo de girassol. No entanto, quando as mulheres relataram estar sob o efeito do estresse no dia anterior, a diferença desapareceu. Ou seja, a análise para aquelas que comeram gordura saturada não mudou após terem passado por um evento estressante.

Os pesquisadores acreditam que esse estudo seja o primeiro a demostrar que o estresse tem potencial para anular os benefícios do consumo de gorduras saudáveis, mas eles observaram que a inflamação se acumula ao longo do tempo para contribuir com a doença. De acordo com os estudiosos, é importante que não se consuma alimentos com gordura saturada quando se estiver sob o estresse para não potencializar seu efeito nocivo. Os autores do estudo disseram ainda que os indivíduos devem ter como objetivo comer porções saudáveis ​​todos os dias para que o organismo esteja preparado quando o estresse surgir.

Reference

Kiecolt-Glaser JK, Fagundes CP, Andridge R, et al. Depression, daily stressors and inflammatory responses to high-fat meals: when stress overrides healthier food choices. Mol Psychiatry. 2016. doi:10.1038/mp.2016.149.

 

Link: http://bit.ly/2hu1jsw


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