Agendamentos/contato - (51) 3024.4665 | (51) 99644.0228 | Porto Alegre contato@marcelaferrao.com.br

Menu

Estudos mostram que beber café pode aumentar a longevidade

Postado por em Café no dia julho 19, 2017


De acordo com dois novos estudos publicados on line no Annals of Internal Medicine, quem toma café vive mais do que quem não consome a bebida, independente do método de preparação ou se o café é normal ou descafeinado. “Os resultados sugerem que um consumo moderado de café: até três xícaras por dia (350ml), pode contribuir para a saúde”, destaca o doutor Marc Gunter, da Agência Internacional de Pesquisa sobre Câncer (Iarc) da Organização Mundial da Saúde (OMS).

A primeira e mais ampla pesquisa realizada sobre o assunto foi conduzida por especialistas daAgência Internacional de Pesquisa sobre Câncer (Iarc) e do Imperial College de Londres com mais de 1,5 milhão de pessoas com mais de 35 anos de 10 países europeus, entre eles a Itália.

Os participantes foram monitorados por um tempo médio de 16 anos e todos os que morreram tiveram as causas de suas mortes registradas e levadas em consideração. Durante esse período, 42 mil dos indivíduos participantes da pesquisa acabaram falecendo.

O segundo estudo, também divulgado na “Annals of Internal Medicine”, foi conduzida pela norte-americana Southern California University (USC) com uma amostra de 215 mil pessoas, entre elas uma grande proporção de negros, latinos e asiáticos que moram nos Estados Unidos. Os resultados constataram que ao beber uma xícara de café por dia, os riscos de morte diminuem 12% e que essa porcentagem aumenta para 18% se o número de taças subir para três.

Esse segundo estudo foi concentrado em populações americanas de diferentes etnias, incluindo negros, brancos, latinos, japoneses e havaianos-americanos. A maioria dos estudos anteriores sobre os efeitos do café sobre a longevidade tinham sido feitos com pessoas de ascendência europeia. Importante destacar que os dois estudos são observacionais, o que significa que eles não podem estabelecer causa e efeito. Com isso não é possível afirmar, com base nesses dados, que beber mais café vai prolongar a sua vida. Os pesquisadores tentaram controlar fatores como dieta, obesidade e hábito de fumar, mas ainda é possível que as pessoas que consumam café já sejam mais saudáveis de alguma maneira.

Fonte: Coffee Drinking and Mortality in 10 European Countries: A Multinational Cohort Study

Link: http://bit.ly/2ubjjxL


Related Posts

Porto Alegre

Rua Soledade, 569 - Torre A - Sala 1005
Mãe de Deus Center - Porto Alegre/RS
contato@marcelaferrao.com.br
Agendamentos/contato - (51) 3024.4665 | (51) 99644.0228

Pré-agende a sua consulta, determinando dia e horário de sua preferência. Deixe seu telefone que entraremos em contato para confirmar o seu agendamento. Estacionamento rotativo no prédio.