Agendamentos/contato - (51) 3024.4665 | (51) 99644.0228 | Porto Alegre contato@marcelaferrao.com.br

Menu

Exercícios e treinamento cardiometabólico beneficia mulheres na pós-menopausa

Postado por em menopausa no dia março 23, 2017


De acordo com recente estudo randomizado publicado no periódico Menopause, a adesão a um programa que combina treinamento físico com exercícios cardiometabólicos e intervenções psicológicas, melhora o condicionamento e a qualidade de vida de mulheres no período pós-menopausa, mesmo aquelas sedentárias. A investigação coordenada pela especialista Débora Godoy-Izquierdo, do Departamento de Personalidade, Avaliação e Tratamento Psicológico  da Faculdade de Psicologia da Universidade de Granada (Espanha) e sua equipe, repercutiu também na perda de peso e na redução de fogachos (suores noturnos e ondas de calor durante o climatério).

Os resultados mostraram que as mulheres que foram submetidas a três sessões de uma hora de exercícios por semana, tiveram menos eventos de calorões, melhoraram a flexibilidade e o humor, além de diminuírem os riscos para doenças cardiovasculares. Foram recrutadas 234 mulheres na pós-menopausa na Espanha com idades entre 45 e 64 anos que tinham pelo menos 12 meses da menopausa, e que não haviam usado terapia hormonal nos três meses anteriores. No grupo havia 166 mulheres que apresentavam comportamento sedentário há 12 meses, enquanto 68 se exercitavam regularmente e foram incluídas em um grupo controle ativo.

As sessões que duraram uma média de 20 semanas incluíram, entre outros elementos, condicionamento cardiorrespiratório aeróbico e treinamento de resistência muscular. As pacientes também receberam apoio psicológico para facilitar a mudança comportamental e a adesão às atividades físicas.

A chamada Escala Cervantes foi utilizada para medir a qualidade de vida relacionada à saúde, com foco em quatro domínios: menopausa e saúde (incluindo os subdomínios sintomas vasomotores, estado geral de saúde e subescalas de envelhecimento e saúde); bem-estar mental; sexualidade; e relacionamentos íntimos. Também foram empregados vários testes da bateria EUROFIT para determinar os níveis de condicionamento, incluindo altura e peso, circunferências abdominal e do quadril, pressão arterial, função cardíaca, força e flexibilidade.

Fonte: Improvements in health-related quality of life, cardio-metabolic health, and fitness in postmenopausal women after a supervised, multicomponent, adapted exercise program in a suited health promotion intervention: a multigroup study.

Godoy-Izquierdo, Débora PhD; Guevara, Nicolás Mendoza Ladrón de PhD; Toral, Mercedes Vélez PhD; Galván, Carlos de Teresa PhD; Ballesteros, Alberto Salamanca PhD; García, Juan F. Godoy PhD.

Menopause:

Post Author Corrections: February 13, 2017

doi: 10.1097/GME.0000000000000844

Original Study: PDF Only

Link: http://bit.ly/2kxDcuE


Related Posts

Porto Alegre

Rua Soledade, 569 - Torre A - Sala 1005
Mãe de Deus Center - Porto Alegre/RS
contato@marcelaferrao.com.br
Agendamentos/contato - (51) 3024.4665 | (51) 99644.0228

Pré-agende a sua consulta, determinando dia e horário de sua preferência. Deixe seu telefone que entraremos em contato para confirmar o seu agendamento. Estacionamento rotativo no prédio.