Agendamentos/contato - (51) 3024.4665 | (51) 99644.0228 | Porto Alegre contato@marcelaferrao.com.br

Menu

Glúten não é recomendado para quem não sofre de doença celíaca

Postado por em dietas no dia maio 11, 2017


Estudo publicado no periódico científico “BMJ” desenvolvido por pesquisadores das universidades de Harvard e Colúmbia, EUA, mostra a relação entre baixa ingestão de glúten e doenças cardíacas. Segundo os pesquisadores, isso acontece, principalmente porque as pessoas que não tem doença celíaca deixam de comer farinhas integrais, cuja ingestão já foi associada a um menor risco cardíaco e outras doenças, como o próprio câncer intestinal.

Mas é importante frisar que para quem sofre da chamada doença celíaca, a proteína presente em cereais da família das gramíneas (Poaceae) como trigo e cevada é um risco, pois provoca irritação no intestino, podendo  aumentar os riscos  de doenças cardíacas e câncer na região.

No estudo, os cientistas analisaram dados de dois grandes levantamentos sobre os hábitos de vida e condições físicas de mais de 172 mil profissionais de saúde americanos, homens e mulheres, realizados entre 1986 e 2012, dos quais cerca de 110 mil deles passaram dos critérios de exclusão da pesquisa. Com base nos questionários sobre alimentação que eles responderam periodicamente no período de acompanhamento dos levantamentos, os participantes foram divididos em quintos relativos ao seu consumo de glúten, isto é, em cinco grupos separados entre os que ingeriam de mais a menos da proteína. Esta informação foi então cruzada com a ocorrência de infartos, fatais ou não, em cada grupo. Os resultados apontaram que enquanto no conjunto que menos consumia glúten houve uma incidência de 352 episódios para cada 100 mil pessoas-ano, no grupo que mais ingeria a proteína ela ficou em 277 a cada 100 mil pessoas-ano.

“O glúten é claramente prejudicial para as pessoas com doença celíaca, mas livros de dieta populares, baseados em evidências anedotárias e circunstanciais, promoveram a noção de que uma dieta de baixo glúten é saudável para todo mundo”, critica Benjamin Lebwohl,. “Nossos achados, porém, mostram que a restrição ao glúten não traz qualquer benefício, pelo menos do ponto de vista da saúde cardíaca, para pessoas sem doença celíaca.

Na verdade, essas pessoas podem sofrer prejuízos se seguirem uma dieta de baixo glúten que seja particularmente pobre em grãos integrais, já que estes grãos parecem ter um efeito protetor contra doenças do coração.”

Fonte:

Long term gluten consumption in adults without celiac disease and risk of coronary heart disease: prospective cohort study

BMJ 2017; 357 doi:https://doi.org/10.1136/bmj.j1892 (Published 02 May 2017)Cite this as: BMJ 2017;357:j1892

Link: http://bit.ly/2p63kKv

 


Related Posts

Porto Alegre

Rua Soledade, 569 - Torre A - Sala 1005
Mãe de Deus Center - Porto Alegre/RS
contato@marcelaferrao.com.br
Agendamentos/contato - (51) 3024.4665 | (51) 99644.0228

Pré-agende a sua consulta, determinando dia e horário de sua preferência. Deixe seu telefone que entraremos em contato para confirmar o seu agendamento. Estacionamento rotativo no prédio.