Agendamentos/contato - (51) 3024.4665 | (51) 99644.0228 | Porto Alegre contato@marcelaferrao.com.br

Menu

Gordura no cérebro pode estar relacionada ao Mal de Alzheimer

Postado por em cérebro no dia março 29, 2017


Um novo estudo publicado no periódico científico PLOS Medicine sugere que a presença de seis tipos de ácidos graxos insaturados encontrados em duas áreas cerebrais (giro frontal médio e giro temporal inferior) estão associados ao Mal de Alzheimer. São eles: ácido docosa-hexaenoico, ácido linoleico, ácido araquidônico, ácido linolênico, ácido eicosapentaenóico e ácido oleico.

Pesquisadores da Universidade King’s College de Londres, no Reino Unido, e do Instituto Nacional de Envelhecimento, nos Estados Unidos, analisaram como os compostos orgânicos gerados por reações do metabolismo dos ácidos graxos insaturados no cérebro de idosos saudáveis se comportavam e afetavam as suas habilidades cognitivas. Os dados de cada participante foram avaliados antes e depois de seus óbitos. Durante as autópsias, o tecido cerebral foi testado para possíveis neuropatologias, como Alzheimer. Também foram examinados os níveis dos compostos orgânicos em uma área do cérebro que normalmente não é afetada pela patologia – o cerebelo.

Os participantes foram divididos em três grupos: 14 tinham cérebros saudáveis, 15 tinham um acúmulo patológico de proteína tau abundante no sistema neurológico ou um acúmulo de placas formadas pela proteína beta-amiloide, que podem levar a doenças neurodegenerativas como Alzheimer e Parkinson, mas que não desenvolveram problemas de memória, e um grupo final de 14 participantes que já tinham a demência.

De acordo com uma das líderes da pesquisa, Cristina Legido-Quigley, os resultados do trabalho mostram que a desregulação do metabolismo pela gordura insaturada desempenha um papel na condução do Alzheimer, sendo que esses resultados fornecem mais evidências para a base metabólica da patogênese.

Os ácidos graxos são nutrientes essenciais que fornecem energia ao corpo humano e são divididos em saturados ou insaturados. As saturadas podem elevar os níveis do colesterol ruim, enquanto os insaturados podem diminuí-lo. Apesar dos resultados, como esse foi apenas um estudo observacional, não é possível explicar a causalidade nem estabelecer se a desregulação dos níveis de gorduras insaturadas causa o Alzheimer ou o contrário.

Genetic assessment of age-associated Alzheimer disease risk: Development and validation of a polygenic hazard score.

Rahul S. Desikan, Chun Chieh Fan, Yunpeng Wang, Andrew J. Schork, Howard J. Cabral, L. Adrienne Cupples, Wesley K. Thompson, Lilah Besser, Walter A. Kukull, Dominic Holland, Chi-Hua Chen, James B. Brewer, David S. Karow,[ …], Anders M. Dale [view all]

Published: March 21, 2017http://dx.doi.org/10.1371/journal.pmed.1002258

Link pesquisa: http://bit.ly/2nUMdvU


Related Posts

Porto Alegre

Rua Soledade, 569 - Torre A - Sala 1005
Mãe de Deus Center - Porto Alegre/RS
contato@marcelaferrao.com.br
Agendamentos/contato - (51) 3024.4665 | (51) 99644.0228

Pré-agende a sua consulta, determinando dia e horário de sua preferência. Deixe seu telefone que entraremos em contato para confirmar o seu agendamento. Estacionamento rotativo no prédio.