Agendamentos/contato - (51) 3024.4665 | (51) 99644.0228 | Porto Alegre contato@marcelaferrao.com.br

Menu

Hormônio do amor pode ajudar a emagrecer

Postado por em perda de peso no dia março 16, 2015


A ocitocina – mais conhecida como “hormônio do amor” – pode contribuir para a perda de peso. A conclusão é de um novo estudo norte-americano, que revelou que a administração deste hormônio sob a forma de ‘spray’ nasal reduziu o consumo de calorias e melhorou o metabolismo em homens saudáveis.

Os resultados da investigação, desenvolvida pela Harvard Medical School em Boston, nos EUA, foram apresentados este mês durante o 97.º congresso anual da The Endocrine Society e vêm confirmar as conclusões de trabalhos anteriores baseados em modelos animais que já tinham demonstrado que a ocitocina reduz a quantidade de alimentos ingerida.

O estudo de dimensões reduzidas envolveu 25 homens saudáveis com idade média de 27 anos, dos quais 13 tinham peso normal e 12 apresentavam excesso de peso. Os voluntários foram, aleatoriamente, divididos em dois grupos e receberam uma única dose de ocitocina em ‘spray’ ou um placebo sem que soubessem qual dos dois “tratamentos” estavam sendo submetidos.

Uma hora depois da administração do ‘spray’, todos os participantes receberam uma pequena refeição, escolhida a partir de um menu cedido pelos cientistas. Após a refeição, os pesquisadores mediram a quantidade de calorias ingerida por cada um dos homens e concluíram que, em média, os que receberam ocitocina consumiram menos 122 calorias em cada refeição. Sendo o total equivalente a 3 refeições dias (360kcal/dia).

De acordo com a médica endocrinologista, Dra. Marcela Ferrão, novas pesquisas são necessárias para verificar se a ocitocina tem a mesma resposta em mulheres e qual o efeito em caso de uso prolongado.

 

Fonte: ENDO 2015: The Endocrine Society Annual Meeting. Março de 2015

Links:

 


Related Posts

Porto Alegre

Rua Soledade, 569 - Torre A - Sala 1005
Mãe de Deus Center - Porto Alegre/RS
contato@marcelaferrao.com.br
Agendamentos/contato - (51) 3024.4665 | (51) 99644.0228

Pré-agende a sua consulta, determinando dia e horário de sua preferência. Deixe seu telefone que entraremos em contato para confirmar o seu agendamento. Estacionamento rotativo no prédio.