Agendamentos/contato - (51) 3024.4665 | (51) 99644.0228 | Porto Alegre contato@marcelaferrao.com.br

Menu

Incluir óleo de canola na dieta pode ajudar pacientes com diabetes tipo 2

Postado por em Diabetes, Sem categoria no dia julho 28, 2014


 

Pesquisa recente desenvolvida na Universidade de Toronto, Canadá, e  publicada na Revista Diabetes Care constatou que pacientes com diabetes tipo 2, que tiveram sua dieta enriquecida com óleo de canola, conquistaram melhor controle glicêmico e redução dos escores de risco para doenças cardiovasculares. Dr. David Jenkins, chefe de Nutrição Clínica do hospital e do Centro de Modificação do Fator de Risco, comparou pessoas com diabetes tipo 2 que eram orientadas a seguir uma dieta de baixo índice glicêmico, dividindo em dois grupos. O grupo dos casos constituía uma dieta que incluía suplementação alimentar com óleo de canola (pão enriquecido com óleo de canola) e o grupo controle teve sua dieta enriquecida por pão multigrãos (multicereais).

O estudo concluiu também que a ingestão do  pão de canola proporcionou tanto uma redução nos níveis de glicose no sangue como também uma queda significativa nos níveis de LDL (colesterol ruim). Ainda mais surpreendente, segundo ele, foi a constatação de que a dieta à base de pão feito com óleo de canola apresentava um impacto mais expressivo sobre as pessoas que apresentavam níveis de pressão arterial mais elevados (especificamente a pressão arterial sistólica. Dra Marcela Ferrão ressalta que as pessoas que mais se beneficiaram na pesquisa canadense foram aqueles pacientes com maior resistência à insulina, pressão arterial alta e circunferência abdominal aumentada. “Os pacientes com diabetes tipo 2 devem consumir alimentos de menor índice glicêmico (alimentos que proporciona picos menores de glicose no sangue) e mais óleos vegetais não hidrogenados e evitar alimentos ricos em carboidratos de alto índice glicêmico (refinados, por exemplo)”, destaca.

Dr. Jenkins, que é professor de Ciências da Nutrição e Medicina na Universidade de Toronto, disse que em seu estudo, observou a redução do colesterol LDL no grupo de pessoas com dieta suplementada com óleo de canola, o que implica em uma redução de 7% em eventos cardiovasculares. Segundo o especialista, o benefício também pode ser equivalente ao de uma dose de 20 mg adicionais de um dos agentes redutores do colesterol conhecidos como estatinas (a duplicação da dose padrão). O óleo de canola contém apenas 7% de gordura saturada, menos da metade do azeite de oliva, por isso amplamente elogiado por seus benefícios à saúde.

 
Fonte: Diabetes Care 2014;37:1806-1814. Article
Canola Oil, Low-GI Diet May Help Heart in diabetes


Related Posts

Porto Alegre

Rua Soledade, 569 - Torre A - Sala 1005
Mãe de Deus Center - Porto Alegre/RS
contato@marcelaferrao.com.br
Agendamentos/contato - (51) 3024.4665 | (51) 99644.0228

Pré-agende a sua consulta, determinando dia e horário de sua preferência. Deixe seu telefone que entraremos em contato para confirmar o seu agendamento. Estacionamento rotativo no prédio.