Agendamentos/contato - (51) 3024.4665 | (51) 99644.0228 | Porto Alegre contato@marcelaferrao.com.br

Menu

Influência do índice glicêmico na dieta

Postado por em dietas no dia fevereiro 16, 2017


Apesar da popularidade de dietas de baixo teor de carboidratos, não há dados conclusivos a longo prazo para sugerir que eles podem aumentar a função metabólica, suprimir o apetite ou levar à perda de peso, de acordo com especialistas em nutrição. Além disso, endocrinologistas podem levar tempo para desmitificar tais construções. Durante um simpósio na Obesity Week 2016, especialistas discutiram os benefícios do exercício e o problema de promover um tipo específico de dieta.

“Neste momento, nossos estudos são insuficientes para fazer conclusões definitivas. No entanto, há tendências para efeitos deletérios de altas cargas glicêmicas sobre a saúde”, afirmou Diana Thomas, porta-voz da The Obesity Society. Um estudo publicado recentemente no PLOS One mostrou que três refeições com baixo teor de carboidratos em 24 horas reduziram a resistência à insulina em mais de 30%, mas as refeições com alto teor de carboidratos mantiveram resistência à insulina. Outro estudo que incluiu 32 mulheres no período pós-menopausa descobriu que duas horas de exercício de intensidade moderada, que deveria diminuir a resistência à insulina e os níveis de açúcar no sangue, não teve impacto sobre estes resultados

O endocrinologista e pesquisador David Ludwig, do Boston Children’s Hospital e Harvard Medical School em Massachusetts disse que a abordagem convencional para a perda de peso com uma dieta restrita em calorias tem demonstrado ter má eficácia em um ambiente com disponibilidade ilimitada de calorias. Ele observou que pode haver algum valor em abordagens que reduzem a movimentação anabólica e levam à adiposidade reduzida. Segundo o médico, a movimentação anabólica reduzida pode ser conseguida diminuindo o índice glicêmico.

Estudos comparando estratégias que reduzem o impulso anabólico para melhorar a composição dietética com aqueles que restringem a ingestão de calorias no tratamento da obesidade são garantidos, observou ele. Para Ludwig, é vital que esses estudos sejam realizados em pacientes com diabetes tipo 2 para que os clínicos possam aconselhar adequadamente seus pacientes.

References

  1. Ludwig DS, Hall KD, Braun B. Macronutrients, calories, or physical activity? Game of truths. Presented at: ObesityWeek 2016; October 31-November 4, 2016; New Orleans, LA.
  2. Lin P-J, Borer KT. Third exposure to a reduced carbohydrate meal lowers evening postprandial insulin and GIP responses and HOMA-IR estimate of insulin resistance. PLoS One. 2016 Oct 31. doi:10.1371/journal. pone.0165378.

Related Posts

Porto Alegre

Rua Soledade, 569 - Torre A - Sala 1005
Mãe de Deus Center - Porto Alegre/RS
contato@marcelaferrao.com.br
Agendamentos/contato - (51) 3024.4665 | (51) 99644.0228

Pré-agende a sua consulta, determinando dia e horário de sua preferência. Deixe seu telefone que entraremos em contato para confirmar o seu agendamento. Estacionamento rotativo no prédio.